sábado, 2 de março de 2013

COMO ENGORDAR


COMO ENGORDAR 
Tudo que você precisa saber para engordar com saúde
Você se sente magro, ou algum problema de saúde fez você emagrecer demais, saiba que tem uma maratona pela frente para conseguir engordar. Engordar não é fácil, principalmente para quem sempre foi magro. Quem garante é a nutricionista Soraia Augusta da Silva, que engordar é mais difícil do que emagrecer. Mas não é impossível! Saiba que você pode engordar, e com muita saúde!
ESTOU REALMENTE MAGRO (A)? PRECISO ENGORDAR?
Esta é a primeira pergunta que você deve fazer. Para respondê-la, existem hoje muitos métodos de avaliação da composição corporal, que medem não só o peso, mas também a proporção peso/altura, a porcentagem de gordura no organismo, entre outros. A partir delas é que se sabe se uma pessoa e realmente magra. Na verdade, você pode parecer magro, mas pode ter uma proporção de gordura no corpo, maior do que o recomendável e menos massa muscular. Aqui se enquadram os falsos magros.
O mais importante é identificar o motivo da vontade de se ganhar peso. Se é uma depressão, diabete, tiróide, etc. Não avalie apenas seu peso, se você não tratar a causa do emagrecimento não vai conseguir manter o peso ideal depois de alcançá-lo.
Para começar a ter uma idéia, aí vai um dos métodos de avaliação existentes, usado pela nutricionista Soraia Augusta. É o IMC, índice de Massa Corporal, considerado um indicador antropométrico de avaliação nutricional, que funciona através da relação pelo / altura.
Consiste na formula: IMC=Pedo (Kg) /Altura ao quadrado (m). O resultado você compara com a seguinte tabela:
Para o sexo feminino:
Baixo peso: 19
Peso desejado: 19 – 24
Sobre peso: 25 – 29
Obesidade: mais de 29
Para o sexo masculino:
Baixo peso: 20
Peso desejado: 20 – 25
Sobre peso: 26 – 30
Obesidade: mais de 30
PORQUE SOU MAGRO?
Alem do biótipo, algum fator psicológico pode intervir no organismo. Para o neurolinguista Carlos Antonio de Souza Lima, o individuo magro “pode ter um sofrer de depressão ou algum processo não resolvido na infância. Há ainda pessoas que têm baixo peso por anorexia, (relacionamento deturpado com o alimento) obsessão com o peso ideal”. Para ele o mais importante é questionar se a vontade de modificação de peso e real ou se vem do meio externo. E ainda se estiver decidido a engordar tomar cuidado, pois, um processo para ganho de peso pode alterar o metabolismo do indivíduo e este se tornar uma pessoa obesa.
CONSIGO ENGORDAR?
“O biótipo de cada individuo é genético. Por isto a pessoa pode não conseguir chegar num nível esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.”, diz Soraia Augusta. É fácil perceber que a Isabela Garcia não conseguirá ter um corpo como o da Vera Ficher, pois seus biótipos são diferentes. Tudo dependerá da sua força de vontade e da usa disciplina para alcançar bons resultados. Hoje existem várias maneiras de engordar e aumentar a massa muscular. Como última hipótese, você pode tentar a tipo-escultura. “Uma cirurgia plástica que retira gordura de um lugar, como dos culotes do bumbum, e coloca em outro lugar, como nas pernas.”, explica Soraia.
ENGORDAR COM SAUDE?
O segredo á não tentar engordar através de açúcar e gordura, e sim investir numa dieta equilibrada e fazer exercícios físicos. “Uma dieta adequada para engordar tem os alimentos proporcionalmente equilibrados: proteínas, carboidratos, gorduras, alem de uma quantidade suficiente de vitaminas e sais minerais”, orienta a nutricionista.
ENGORDAR SEM FICAR COM CELULITES, ESTRIAS E “PNEUZINHOS”?
O segredo é a dieta equilibrada. O açúcar, por exemplo, dá celulite, diabete, e outras complicações. Além da alimentação saudável, você pode optar por aumentar a massa muscular através da musculação, por exemplo. Isto vai fazer com que você engorde e não fique flácida. “Para engodar proporcionalmente é preciso fazer atividade física. Só assim você conseguirá aumentar a massa corporal sem criar os famosos “pneuzinhos”.
EXERCÍCIOS NÃO EMAGRECEM?
Exercícios queimam calorias e aumentam a massa muscular fazendo você ganhar peso com saúde. “Este tipo de treinamento é feito basicamente com intensidade elevada de sobrecarga (pesos)”, explica o professor de educação física da academia Olympia, José Geraldo. Outro fator fundamental, segundo ele, é o balanceamento nutricional, onde se faz um cálculo do desgaste calórico, referente ao treinamento, e o gasto calórico do individuo no seu dia-a-dia. Lembre-se: “quanto menos músculo você tem, mais flácida você é”, afirma José Geraldo.
OS REMÉDIOS QUE AUMENTAM O APETITE, FUNCIONAM
Manter a freqüência de refeições (como café da manha, almoço e jantar), mantendo os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.

Comer devagar, num local tranqüilo, sem barulho. Se não dor possível, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.

Enriquecer todas as refeições habituais, em termo de valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite de manhã, enriqueça-o com mel, frutas, e / ou cereais, e assim por diante.

Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.

Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira água, aos refrigerantes, que não são bons para o organismo.

Durante a refeição não beba líquido. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão. 

Você pode usar suplementos alimentares, mas prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados (como granola, neston, etc) e não use indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.

Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.

Tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maçã. Abre o apetite e retém mais os sais minerais.

Importante
: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.
EXISTEM OUTRAS MANEIRAS ALTERNATIVAS DE ENGORDAR?
Sim. Você pode procurar, por exemplo, um homeopata. O tratamento é natural e se chama fitoterapia: como florais, homeopatia e suplementos alimentares. Segundo a homeopata Magna Menezes, a fitoterapia não tem efeitos colaterais. Mas precisa ser feita com uma orientação alimentar para ingerir alimentos adequados para se ganhar calorias. Ela é contra os tratamentos que mexem com o metabolismo, “porque eles podem fazer as pessoas engordarem além do necessário”. Além disso, alerta que é normal ao passar dos anos que o indivíduo aumente de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário