sábado, 2 de março de 2013

depressão


Existem muitos nomes para depressão 


Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal. Todos eles representam a mesma doença, que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.

depressaoTodas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.

As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos. Dentre os principais fatores psicológicos desencadeadores de depressão estão o stress, o estilo de vida, crises conjugais ou profissionais, morte, crise da meia-idade, climatério, etc.
Na depressão, a intensidade do sofrimento é grande, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.

Pode ocorrer também perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto.

Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar. Esse sintoma faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, que gera um ciclo vicioso depressivo. Desta forma, é muito importante que as pessoas deprimidas iniciem o tratamento adequado o mais rápido possível, sempre com acompanhamento médico.

HIPÉRICO - Hypericum perforatum - L.Partes usadas: Parte aérea flor

Origem do produto: Bulgária 

Descrição:
O Hipérico, em alguns lugares do Brasil, também é popularmente conhecida como "Erva de São João", apesar de não ser a única planta conhecida por este nome e, por isso, muitas vezes há confusão. É usada como remédio fitoterápico e também na criação de remédios homeopáticos. É um antidepressivo e/ou calmante natural. Na Alemanha, chega a ser de oito a dez vezes mais prescrita contra distimia e depressão clínica leve ou moderada do que Prozac (o antidepressivo químico mais usado mundialmente).

Indicação:
Calmante, antidepressiva, antiirritante, contra diarréias e inflamações, sedativo, vermífugo e colagogo, enurese, insônia e nervosismo.

Como fazer:
Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 3 colheres de sopa da erva, e deixar levantar fervura. Desligar o fogo e abafar por dez minutos.

Como beber:
Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

Contra-indicação:
Pode interferir nos efeitos de anticoncepcionais. Gestantes e usuárias de contraceptivos, devem evitar seu uso.



Depressão pode ser combatida com frutas
Aquela dor profunda carregada de angústia, culpa e sensação de falta de algo, conhecida como depressão, pode ser combatida porque é uma doença como outra qualquer. O primeiro passo e o mais imediato pode ser a adoção dos remédios antidepressivos, que geralmente dão resultado. O ideal é que, ao lado dos remédios, o paciente também tenha um acompanhamento psicológico para tentar viver melhor. Porém, há também outras formas de se combater essa doença. Uma dieta alimentar saudável pode ajudar pessoas que sofrem desse mal e de vários outros.
Recentemente, um estudo feito nas Filipinas mostrou que comer duas ou três bananas por dia pode ajudar a combater a depressão. O estudo do Food and Nutrition Research Institute (FNRI), um instituto ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e o principal centro de investigação na área da nutrição naquele país, detectou que a banana é rica em uma substância antidepressiva natural conhecida como triptofano. A substância estimula os neurônios a produzirem níveis suficientes de serotonina para melhorar o humor das pessoas. Além dessa característica, os pesquisadores também observaram que na fruta são encontrados níveis altos das vitaminas B6, C, A e K. Essas vitaminas podem ajudar a combater a insônia, a fraqueza e a irritação. Também é importante ressaltar que a vitamina regula o nível de glicose no sangue. A regulação se repercute no estado de espírito das pessoas. A banana não produz colesterol nem causa obesidade. Dessa forma, ajuda a reduzir o risco de enfarte do miocárdio.
Entretanto, não só a banana que tem a capacidade de ajudar o organismo a combater a depressão e outros problemas de saúde. Muitas frutas e verduras ajudam as pessoas nessa batalha, além de outras medidas alimentares que podem ser tomadas. A jabuticaba, por exemplo, tem o complexo B, que age como antidepressivo. O espinafre tem potássio e ácido fólico, duas substâncias que podem juntas também prevenir a depressão. A folha de alface é boa para acalmar as pessoas. O talo da verdura tem lactucina, que é justamente a substância que funciona como calmante. As folhas de alface podem ser comidas nas saladas ou degustadas nos sucos e chás. Já para diminuir o cansaço e a ansiedade, a ingestão de peixes faz bem. O zinco e selênio, encontrados nesse tipo de carne, agem no cérebro para diminuir o cansaço e a ansiedade. Comer pelo menos dois ovos por semana também é saudável porque eles têm tiamina e a niacina, vitaminas do complexo B, ácido fólico e acetilcolina. A falta de ovos pode causar apatia, ansiedade e a perda de memória.
Além das frutas e verduras que podem ser ingeridas para combater a depressão e até outros males, estudiosos acreditam que hábitos alimentares também podem contribuir nessa cruzada. Quem realmente estiver disposto a ter hábitos saudáveis que ajudem na redução de sintomas e no auxílio do combate a depressão, pode passar a ter uma vida melhor. Para tanto, é bom reduzir a ingestão de açúcar de uma maneira geral e evitar a cafeína. Também se deve comer à vontade frutas e verduras. Os alimentos que têm baixo teor de gordura são mais saudáveis. Um estudo feito nos Estados Unidos, durante cinco anos, mostrou que homens e mulheres que tinham uma dieta de apenas 20% a 30% de calorias relacionadas à gordura, conseguiram reduzir o colesterol e a depressão. Outra dica é evitar os alimentos industrializados.
A depressão é uma doença que necessita sem dúvida de acompanhamento psiquiátrico e apoio psicológico como foi dito anteriormente. Entretanto, ter uma alimentação saudável proporciona que o organismo tenha nutrientes essenciais para uma vida com mais disposição e alegria. Não é fácil ter hábitos alimentares saudáveis para quem está acostumado com uma alimentação totalmente sem regras há anos. Mas com uma pitada de força de vontade e disciplina, a depressão e outros aspectos podem melhor através de uma alimentação mais saudável. 
Fonte: A Gazeta Digital


Receitas de chás para combater o stress e a depressão
Chá de alecrim do campo
Cha de folha de carne
Chá de catuaba
Chá de velame
Chá de malva de relógio
Chá de marcela
Chá de chanana
Chá de flor de catingueira
Antes de tomar, sempre consulte alguém que entenda de plantas para ver se não vai prejudicar sua saúde.


O milagre do cacau - benefícios comprovados 

Embora sendo um alimento calórico, a ingestão de chocolate preto pode trazer muitos benefícios.
É o que nos afirma um estudo da Universidade de L'Alquila, em Itália. O estudo teve por base 15 pessoas que ingeriram 100 gramas de chocolate preto por dia, durante duas semanas.

No final, estes voluntários revelaram uma descida da tensão arterial, assim como uma maior capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, um problema para os diabéticos.

Esta investigação, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, avançou que o principal responsável por estes benefícios é o flavonol, um antioxidante que neutraliza os radicais livres.
Tem bons nutrientes
O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.
O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.
Reduz o colesterol
Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.
Deixa-o feliz
A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau.
Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.
Aumenta o orgasmo
Trudy Barber, da Universidade de Canterbury, em Inglaterra, avançou que no futuro vão ser lançados no mercado chocolates que ajudam a potenciar a sensação de orgasmo em homens e mulheres.
A promessa foi lançada durante a Conferência da Federação Europeia de Sexologia em Brighton, segundo a qual, basta aumentar a quantidade de feniletilamina, produzida pelo organismo durante as relações sexuais.
Torna os bebês alegres
Um estudo finlandês da Universidade de Helsínquia acompanhou um grupo de grávidas que comia chocolate diariamente durante a gestação. No final, foi registrado um impacto positivo no comportamento do bebê e nas futuras mães.
Seis meses depois do parto, as mulheres apresentavam ainda reações mais positivas como rir e divertir-se com os filhos.
O estudo, publicado na revista New Scientist, refere ainda que os bebês das mães consumidoras de chocolate revelaram menos medo perante situações novas.
Combate cardiopatias
O chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, conforme um estudo da Universidade da Califórnia.
A investigação, publicada no Journal of the American College Nutrition, teve por base o estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes.
Para Mary Engler, responsável pelo estudo, foram verificadas melhoras na função endotelial, ou seja a capacidade da artéria se dilatar, o que traduz um menor risco de doenças cardíacas.
Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse, conforme um dos autores do estudo publicado na revista Faseb, Peter Barnes, da Universidade Imperial College, de Londres.
A teobromina funciona através da inibição da atividade do nervo vago, localizado no crânio, responsável pelos ataques de tosse.
Os cientistas acreditam mesmo que a teobromina é um terço mais eficaz do que a codeína, a substância mais usada para travar a tosse, além de que causaria menos efeitos secundários.


Depressão ou Distração
Não estás deprimido, estás distraído, distraído em relação à vida que te preenche. Distraído em relação à vida que te rodeia: Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando no mundo existem 5,6 milhões. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só. Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me, o que algo fundamental para viver.
                           



Não cais no que caiu teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria aos noventa. Só para citar dois casos conhecidos.
Não estás deprimido, estás distraído, por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não podes ser dono de nada.  Além disso, a vida não te tira coisas, a vida te liberta de coisas. Te alivia para que voe mais alto, para que alcances a plenitude. Do útero ao túmulo, vivemos numa escola, por isso, o que chamas de problemas são lições. Não perdeste nada, aquele que morre simplesmente está adiantado em relação a nós, porque para lá vamos todos. Além disso, o melhor dele, é o amor, segue em teu coração.
Quem poderia dizer que Jesus esta morto? Não existe a morte: existe mudança. E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, Michelangelo, Whitman, São Agostinho, a Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditavam que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz e aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando deve chegar, porque o que deve ser será, e chegará naturalmente. Não faças nada por obrigação nem por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível. E sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a que me levantou quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, e é tu mesmo. A ti deves fazer livre e feliz, depois poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros. Lembra-te de Jesus: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que estás vendo, é uma obra de Deus; e decide agora mesmo ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, e sim um dever, porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os que te amam. Um único homem que não possuiu nenhum talento nenhum valor para viver, mandou matar seis milhões de irmãos judeus.
Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Temos para gozar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman, as músicas de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven, as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e as duas são boas; se a doença ganha te liberta do corpo que é cheio de moléstias: tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas... e se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido, portanto, facilmente feliz. Livre do tremendo peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente,.... como deve ser.
Não estás deprimido, estás desocupado. Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia do teu filho. Aliás o serviço é uma felicidade segura  como gozar a natureza e cuidar dela para aqueles que virão. Dá sem medida e te darão sem medida.  Ama até que te tornes o ser amado, mais ainda converte-te no mesmíssimo Amor . E não te deixes confundir por uns poucos homicidas e suicidas, o bem é maioria, porém, não se nota porque é silencioso, uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida.
Se Deus possuísse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se ele possuísse uma carteira, tua foto estaria dentro dela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, porém escolheu o teu coração. Enfrenta, amigo, Ele está louco por ti!

Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas e luz para o caminho. Quando a vida te apresenta mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir. Não, .... não estás deprimido, ... estás distraído!

Nenhum comentário:

Postar um comentário