quarta-feira, 6 de março de 2013

Ervas M – N – O – P


Ervas  M – N – O – P

MACA - Lepidium meyenii – Walp
PARTES USADAS: Raiz (Pó)

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Peru

DESCRIÇÃO:
 A planta é de fato surpreendente: desenvolvem-se entre 4 e 5 mil metros de altitude, nos Andes Centrais do Peru, com temperaturas que oscilam entre 20 graus positivos e 25 graus negativos, de acordo com o período do dia e a época do ano. Seus nomes populares: "Ginseng dos Andes" e "Viagra dos Incas" dão boas indicações de suas qualidades. A MACA é comparada com o ginseng, porque apresenta as mesmas propriedades estimulantes do organismo e do desempenho de várias funções. Vários estudos indicam que ela também é indicada para tratamentos hormonais: ao que tudo parece, a planta apresenta determinadas moléculas que possuem a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem quanto da mulher.

INDICAÇÃO: Energético físico e mental, revitalizante, terapia de reposição hormonal, astenia, fadiga, desânimo, estresse e desinteresse sexual. Afrodisíaco, aumenta a libido no homem e na mulher, a vitalidade sexual e a fertilidade e  ajuda contra os efeitos da menopausa.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de chá do (pó Maca) em um copo d'água e dissolva o produto.

COMO BEBER: 2 a 3 Vezes ao dia. 

MACA - Planta andina demonstra ser um valioso auxiliar no tratamento da disfunção erétil.

INTRODUÇÃO:
Os relatos sobre o uso dessa planta, cuja designação científica é Lepidium meyenii, já vem de longa data. Os primeiros registros remontam à colonização espanhola nos Andes, mais especificamente no Peru, quando os espanhóis aprenderam com os Incas sobre as propriedades medicinais das raízes da MACA.
A resistência da espécie é surpreendente, mesmo nas condições climáticas especiais das altitudes andinas. Aliás, a pouca difusão do fitoterápico após a descoberta dos espanhóis foi ocasionada pelas dificuldades de aclimatação da planta.

PESQUISA CIENTÍFICA:

Entre os principais trabalhos realizados para esclarecer e confirmar os efeitos já descritos anteriormente pelo uso medicinal do Lepidium meyenii, está o de Zheng & cols., publicado na Revista "Urology" - 55, 598-602, no mês de abril do corrente ano, cujo resumo apresentou:

OBJETIVO: determinar o efeito da administração oral de extratos purificados do Lepidium meyenii (M-01 e M-02) sobre o número de cópulas e acasalamento em camundongos, sobre a latência de ereção e sobre ratos com disfunção erétil induzida.
METODOLOGIA: camundongos e ratos foram divididos randomizadamente em diversos grupos experimentais e um grupo controle. M-01 e M-02 foram administrados por via oral durante 22 dias. Após esse período 2 camundongos fêmeas foram colocados em contato com 1 macho. O número de cópulas a cada 3 horas foi anotado. Após o primeiro dia de acasalamento com as fêmeas virgens, cada macho foi colocado em contato com 5 fêmeas já acasaladas previamente, somente durante a noite. O número de fêmeas com esperma foi anotado. A LPE (período de latência para ereção) foi medida nos ratos com disfunção erétil, a partir da aplicação de um pulso elétrico de 20V na enervação peniana.

RESULTADOS:
A) Número de Cópulas:
*Camundongos normais controle: 16,33 por 3 horas.
*Camundongos normais com M-01: 46,67 por 3 horas.
*Camundongos normais com M-02: 67,01 por 3 horas.

B) Número de inseminações por grupo:
*Camundongos fêmeas em contato com machos controle: 0,6 ± 0,7
*Camundongos fêmeas em contato com machos do grupo M-01: 1,5 ± 0,5

C) Período de Latência para Ereção:
*Ratos machos com disfunção erétil controle: 112 ± 13 segundos.
*Ratos machos com disfunção erétil no grupo M-01: 54 ± 12 segundos.
*Ratos machos com disfunção erétil no grupo M-02: 41 ± 13 segundos.

VALOR NUTRICIONAL:
*Carbohidratos 59,0%
*Proteínas 10,2%
*Fibras 8,5%
*Lipídios 2,2%
*Compostos ativos: isotiocianato de p-metoxibenzila, macamida, taninos e saponinas.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos
 

MACELA - Achyrocline satureoides - D.C

PARTES USADAS: Flores

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Planta arbustiva, de médio porte, pode chegar até a 1,5m de altura. Suas folhas, de coloração verde clara, um tanto quanto prateada, são estreitas, lanceoladas, com presença de muitos pelos, o que as deixa com uma sensação gostosa ao tato, lembrando um pouco um veludo. As flores são de coloração amarelo bem claro e aparecem nas pontas dos ramos. Lembram um pouco as flores sempre-vivas, pois possuem pouca água na sua composição e, quando secas, ficam com a mesma aparência das flores frescas.

INDICAÇÃO: Chá de Macela => Disfunções gástricas e digestivas, diarréia, fígado, pâncreas, colite, vesícula, inapetência, disenterias, distúrbios menstruais, enjoos, náuseas, vômitos, sedativo, analgésico.
* Auxilia na diminuição do colesterol e até mesmo da agregação plaquetária.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia.

MALVA - Sida Cordifolia l.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Sida cordifolia L. é uma espécie arbórea, perene, pertencente à família Malvaceae, conhecida vulgarmente
como malva-branca, guanxuma-branco ou guanxuma. Nativa da América tropical, atualmente existente em regiões de
clima tropical e subtropical e no Brasil ocorre em todos os estados. Caracterizada como uma planta nociva e infestante em
pastagens e culturas diversas, o caule e ramos produzem fibras resistentes que podem ser usadas industrialmente para
cordoaria e aniagem.

INDICAÇÃO:  Chá de Malva - Tosse, Analgésico, irritação da garganta, expectorante, inflamação das vias respiratórias, bronquite asmática e congestão nasal.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MAMICA DE CADELA - Brosimum gaudichaudii Trécul

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil
DESCRIÇÃO
: mamica-de-cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mama-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará),  é espécie comum nos cerrados, com grande valor na medicina popular e na indústria de medicamentos. E um arbusto lactescente e de pequeno porte. Tem frutos amarelo-alaranjados, semelhante às mamas de uma cadela, com cerca de dois centímetros de diâmetro.

INDICAÇÃO: Chá de Mamica de Cadela => Bronquites, discromia, gripes, má-circulação do sangue, vitiligo, manchas, úlcera gástrica, resfriados.

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

MANGABA - Hancornia speciosa. (Mangabeira)

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Família Apocynaceae, mesma da alamanda, velame-branco, tiborna e guatambu. Árvore de ocorrência nos estados do Cerrado, Caatinga e litoral nordestino, podendo alcançar até 10 metros de altura, com tronco áspero, ramos lisos, avermelhados. A palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer.

INDICAÇÃO: Chá de mangabeira é indicado para controle de diabetes, colesterol e hipertensão

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água. (cascas)
Deixe cozinhar por 8 - 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode se beber gelado

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

MANGABA FOLHAS - Hancornia speciosa. (Mangabeira)

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Família Apocynaceae, mesma da alamanda, velame-branco, tiborna e guatambu. Árvore de ocorrência nos estados do Cerrado, Caatinga e litoral nordestino, podendo alcançar até 10 metros de altura, com tronco áspero, ramos lisos, avermelhados. A palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer.

INDICAÇÃO: Chá de mangabeira é indicado para controle de diabetes, colesterol e hipertensão

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água. (folhas) quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

MANJERICÃO - Ocimum basilicum - L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 

DESCRIÇÃO:
 O Manjericão (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também chamado de alfavaca e de manjericão de folha-larga, é bastante apreciado como planta ornamental devido às suas flores. Recomenda-se retirar as primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.

INDICAÇÃO: Chá de Manjericão - Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MANJERONA - Origanum majorana - L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 

DESCRIÇÃO:
 Esta é mais uma das plantas com que as pessoas fazem a maior confusão. Muitos até falam em seu nome, mas poucos conhecem realmente a Manjerona, principalmente a planta viva. Provavelmente pela semelhança entre os nomes de Manjericão e Manjerona e pela semelhança entre as plantas de Orégano e Manjerona, essa acabou perdendo praticamente a sua identidade para os brasileiros. Planta rasteira, que atinge 20 a 30 cm de altura, com folhas pequenas e aveludadas, de coloração prateada, muito aromática, parecendo até mesmo um perfume francês. Mas existem algumas variedades, principalmente as selvagens, que podem atingir até 1 metro de altura. Nos países de clima quente, esta plantinha pode ser perene, mas em climas frios ela tem de ser semeada anualmente, pois não resiste ao frio intenso. Para os gregos antigos era considerada símbolo da felicidade, tanto é que o significado do termo origanum em grego é felicidade das montanhas. Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a Manjerona, também conhecida como Amáraco. Originária do nordeste da África e do Oriente Médio até a Índia, a Manjerona (Origanum majorana L.; Majorana hortensis M.) é uma planta herbácea da família das Labiadas - a mesma da hortelã, melissa, orégano, tomilho, alecrim e manjericão. Acredita-se que a Manjerona foi introduzida no Ocidente durante a Idade Média, possivelmente pelas Cruzadas. Popularmente, a Manjerona também é conhecida como Manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis e amáraco. Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal.

INDICAÇÃO: Chá de Manjerona - Estomacal, expectorante, analgésicas, cólicas, gases, asma, bronquite, debilidade dos nervos, dilatação do estômago, dor reumática, espasmo, histerismo, resfriado e tosse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MÃO DE DEUS - Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray

PARTES USADAS: Parte aérea

DESCRIÇÃO: A planta Tithonia diversifolia (Hemsl) Gray é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae, e originária da América Central. É encontrada em diversos países da Ásia, África e América do Sul, onde recebe diversos nomes, conhecida popularmente como margaridão, minigirassol ou mão de Deus.

INDICAÇÃO: O Chá de Mão de Deus - Tem sido utilizada popularmente para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos. (Álcool, Fumo) e também diabetes, dor de cabeça, diarreias, febre, hepatite, malária e ascaridíase.

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 4 - 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode se beber gelado

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

MARACUJÁ - Passiflora alata Dryander

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Passiflora alata Dryander é uma das espécies de Maracujá mais populares da América do Sul, não só pelos frutos, mas também pelo uso na medicina tradicional, devido às diversas propriedades naturais.  É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras, são partidas, com bordos serrilhados.

INDICAÇÃO: Chá de Maracujá - Calmante, ansiedade, angustia, insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MARAPUAMA - Ptychopetalum olacoides - Ben.

PARTES USADAS: Lenho 

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Arbusto comum no norte do Brasil. Flores brancas de perfume penetrante.

INDICAÇÃO: O chá de Marapuama (Muirapuama) é um tônico neuromuscular, combate à impotência sexual é excitante e afrodisíaco, atua contra a debilidade, gripes, artrose, depressão e fraqueza.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa (lenho/casca) para um litro de água.  Deixe cozinhar por 4 ou 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode-se beber gelado .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MELÃO-DE-SÃO CAETANO - Momordica charantia- L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O Melão-de-São-Caetano (Momordica charantia L.), da família Cucurbitaceae, é uma espécie pantropical, trepadeira, originária provavelmente do leste indiano e sul da China, monóica, raramente hermafrodita com flores amarelas solitárias nas axilas das folhas. No Brasil, o tipo selvagem é uma planta daninha
bastante frequente em pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. São atribuídas à planta diversas propriedades terapêuticas .

INDICAÇÃO: Chá de Melão-de-São-Caetano => diabetes, diarréia, resolutiva, febrífugo, cólicas abdominais, colite, menstruações difíceis, problemas gástricos, resfriado e reumatismo.
USO EXTERNO: Eczemas, ferimentos, furúnculos, tumores e piolhos.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MELISSA - Lippia geminata- H.B.K.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 "A lípia que contém citral como item majoritário entre os princípios ativos possui o aroma característico da erva-cidreira e é indicada para os mesmos fins”, explica o pesquisador científico Carlos Colombo, do Instituto Agronômico de Campinas.

INDICAÇÃO: Chá de Melissa => Digestivo, calmante, combate dor de cabeça e enxaquecas, gases intestinais e cólicas intestinais. Facilita a menstruação e a gravidez, catarro, dores musculares, dores reumáticas, estômago, flatulência, insônia, laringite, náusea, recuperação pós-parto e resfriado.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MELISSA OFFICINALIS - Melissa officinalis - L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Alemanha 


DESCRIÇÃO:
 Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas atraem especialmente as abelhas, como se verifica já no nome do seu gênero botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquênios oblongos, de cor parda e lisos.

INDICAÇÃO: Chá de Melissa => Problemas de nervos, câimbras intestinais, reumatismo, epilepsia, enxaqueca, gastrite crônica, histerismo, má circulação do sangue, palpitação, resfriados, tosses, problemas de estômago, fígado e intestino, celulite, depressão, enjoo, entupimento das mamas, gases, icterícia, insônia, irregularidades menstruais, oleosidade da pele, taquicardia e vesícula.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.  

MENTA - Mentha piperita

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 


DESCRIÇÃO:
 Também conhecida por Hortelã, essa erva é encontrada em todo o país, sendo que sua origem é a Europa meridional.

INDICAÇÃO: Chá de Menta - Limpa o sangue, úlceras, doenças do útero, ovários, nevralgias, inflamação da garganta e faz passar coceiras, atua contra a fadiga, problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, intoxicações gastrintestinais, doenças do fígado, palpitações, enxaqueca, tremores, sinusite, bronquite, asma, dores dentárias e nevralgias da face.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

* Em forma de óleo é usada externamente para diminuir a sensação de dor em casos de nevralgias e dores dentárias. 

MULUNGU - Erythrina velutina

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Espécie decídua. Ocorre em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e na floresta estacional semidecidual da bacia da Paraná. Árvore de 10 a 17 m de altura com tronco retilíneo, revestido por casca grossa, com fissuras longitudinais, ramos aculeados, com acúleos triangulares, compressos. Folhas compostas, trifoliadas, sustentadas por pecíolo de 4 a 10 cm de comprimento; folíolo central quase orbicular, os laterais elíticos-oblongos, glabros, coriáceos, 7 a 10 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura. Inflorescências numerosas, em cacho, muito atraentes, com flores alaranjadas até avermelhadas, abundantes. Fruto tipo legumes, achatado, com sementes de coloração acastanhada, presas a parede do fruto.

INDICAÇÃO: Chá de Mulungu - A casca do caule possui propriedades medicinais contra a tosse e a insônia. Apresenta-se como um hipnótico e sedativo de ação suave, acalma o sistema nervoso, combatendo a histeria. Usado nas dores reumáticas, nas afecções hepáticas, nevralgias crônicas, asma e coqueluche.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MUTAMBA - Guazuma ulmifolia L.

PARTES USADAS: Cascas
DESCRIÇÃO: Mutamba (Guazuma ulmifolia) é uma planta semidecídua, heliófita, pioneira, característica das formações secundárias da floresta latifoliada da bacia do Paraná. Sua distribuição é ampla, porém, irregular e descontínua, ocorrendo também em outras formações vegetais ate altitudes de 800 m. A Mutamba é mais uma das plantas medicinais utilizadas na América do Sul para o tratamento da asma e de problemas do trato respiratório superior.

INDICAÇÃO: Desobstruente do fígado e para asma.
Uso externo: afecções do couro cabeludo e queda de cabelo.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 


NÓ DE CACHORRO - Heteropteris aphrodisiaca O.M.

PARTES USADAS: Raízes

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O vegetal Heteropteris aphrodisiaca O. Mach., Malpighiaceae, é conhecido popularmente como “nó-de-cachorro”, um arbusto de 1 a 1,5 m de altura que pode ser encontrado nos cerrados dos estados de Mato Grosso e Goiás. As raízes são irregulares, com rugas e articulações e tem sido amplamente utilizadas na medicina popular como afrodisíaco, estimulante, revigorante, antioxidante, hipocolesterolêmico e nas debilidades nervosas.

INDICAÇÃO: Chá de Nó de cachorro - Estimulante sexual, revigorante físico e mental, energético, problemas de visão, antioxidante, estimulante geral, afrodisíaco, alivia e previne úlceras, com função sistêmica de regulação das funções metabólicas e equilíbrio do organismo, impotência sexual e reumatismo etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

NOGUEIRA - Juglans spp

PARTES USADAS:  Folhas e talos

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Nogueira-comum  é uma árvore que pode medir até 25 metros, da família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia, cuja madeira é de ótima qualidade. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia, possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo. Suas folhas contêm um óleo aromático, além de possuir flores em amentos e frutos drupáceos, conhecidos como nozes são muito resistentes.

INDICAÇÃO: O Chá de Nogueira - Trata o útero, bexigas, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarréia, fraqueza orgânica, gota, hemorróidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração.

USO EXTERNO: É um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

NOZ DE COLA - Cola nitida – Ventenat

PARTES USADAS: Sementes (PÓ) 

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: A Noz de cola é o fruto das plantas pertencentes ao gênero Cole da subfamília Sterculioideae (Malvales). As variedades mais comuns são obtidas de várias árvores do oeste da África ou da Indonésia, como Cola nitida ou Cola vera e a Cola acuminata. O grupo contém um total de 125 espécies.
Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a Noz-de-cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes, é usada cerimonialmente ou dada para convidados. Também é chamada pelos nomes de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi, orobó e orobô.

INDICAÇÃO: As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarreica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, sobretudo nas perturbações funcionais do coração, debilidade física, mental e sexual, e como estimulante, para casos de melancolia e depressão.

COMO FAZER/BEBER: Uma colher de chá de pó misturada com café, chá, ou chocolate quente, dá um pouco mais de vitalidade. Para um verdadeiro impulso energético, tomar 2 colheres de chá. 

NOZ MOSCADA - Myristica fragrans - Hout.

PARTES USADAS: Sementes

DESCRIÇÃO: A moscadeira, nome dado à árvore que produz a Noz-moscada, pode chegar até a 20 metros de altura, com folhas de verde-escuro intenso. O fruto é de cor amarelado ou às vezes avermelhado, parecendo um damasco no seu formato. Quando amadurece, esse se abre, mostrando uma semente revestida por umas fibras, formando uma rede de cor avermelhada, conhecida como macis. Esta semente dura é a própria noz-moscada, e este macis é empregado também como especiaria, principalmente para a produção de licor.

INDICAÇÃO: Chá de Noz Moscada - Arrotos, asma, cólica intestinal e estômago, dores reumáticas, estimulante cerebral, estimulante, adstringente, inflamações, flatulência, fortificante, fraqueza do estômago, soluço e trato gastrointestinal.

COMO FAZER: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água, quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Obs.: Em grandes quantidades, é alucinógeno.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara ao dia.

OLIVEIRA - Olea europaea L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Espanha 

DESCRIÇÃO:
 A Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
        A civilização minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 A.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minoicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
        Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina (ou para alguns Israel) nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

INDICAÇÃO:  O chá das Folhas de Oliveira tem sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 3 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.

Chá de folha de oliveira ajuda a eliminar até seis quilos em um mês.


Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.



OLIVEIRA - Pó Olea europaea L.

PARTES USADAS: Folhas em pó

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Espanha 

DESCRIÇÃO:
 A Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
        A civilização minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 A.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minoicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
       Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina (ou para alguns Israel) nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

INDICAÇÃO:  O chá das Folhas de Oliveira tem sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 1 colher/chá de erva para um copo de água, mexer bem e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 copos ao dia.

Chá de folha de oliveira ajuda a eliminar até seis quilos em um mês.


Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

PARIETARIA - Parietaria officinalis L.

PARTES USADAS: Folhas

FAMÍLIA: Urticáceas
NOME VULGAR: Alfavaca de cobra
DESCRIÇÃO: planta vivaz, de 2-6 dm, com os caules pubescentes; glomérulos densos, multifloros, axilares; folhas alternas, inteiras; perianto com 4-5 pétalas subiguais e mais ou menos aderentes.

INDICAÇÃO: Chá de Parietária - Diurético, calmante sobre a pele e as mucosas inflamadas, combate o endurecimento dos tecidos e devolve a flexibilidade e maciez (emoliente), inflamações do aparelho urinário, cistite, uretrite, cálculos renais, Inflamação do rim.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da erva. Desligue o fogo e abafe por dez minutos

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá 3 vezes o dia.

PARIPAROBA - Piper umbellatum - L.

PARTES USADAS: Talo e folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 É um arbusto ereto, de 1,50cm de altura, de ramos angulosos, nodosos, de cor verde clara e glauca; folhas cordiformes ou arredondadas, com 10 cm de extensão por 16 a 18cm de largura, membranosas, glabras, rugosas, luzidias, na face dorsal, salpicadas de pontos translúcidos glandulosos, polinervadas da base para o ápice. Seu pecíolo geralmente longo é sulcado e aveludado, medindo de 5 a 10 cm de extensão. Essas folhas, quando esmagadas, possuem aroma agradável e particular. Sua inflorescência é axilar, em amentilhos que formam espigas dispostas em umbelas, contendo pequenas e numerosas flores; o fruto é uma baga longa, em espigueta. A raiz é de cor parda, lenhosa, tortuosa, aromática quando fresca, possuindo sabor ardente.

INDICAÇÃO: Chá de Pariparoba - Hipotensor, fígado, vesícula, baço, pâncreas, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, tumor, Analgésico.
* Lavar feridas e furúnculos

COMO FAZER: Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 
Um arbusto originário da mata atlântica, tão conhecido da medicina popular, é um novo aliado para a proteção da pele contra os raios solares. Está-se falando da Pariparoba, facilmente encontrada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia e até mesmo na Cidade Universitária, em São Paulo. A planta contém um composto químico capaz de proteger a pele dos efeitos nocivos de raios ultravioleta do tipo UVB. “A pariparoba sempre foi usada para o tratamento de má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras, através da infusão da raiz e da folha.   Percebemos que ela protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, como também da diminuição da elastina e do colágeno”, explica a professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, referindo-se a duas proteínas essenciais para a pele. A planta parece ser útil também
contra a hiperplasia epitelial – o aumento desenfreado do número de células da parte mais externa da pele. 

 


PATA DE VACA - Bauhinia spp

PARTES USADAS: Talos e folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Espécie (Bauhinia spp) nativa do Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, ocorrendo nos bordos das matas. Arbusto ou árvore de até 6m de altura, ramificado, ramos flexuosos, arqueados, curvos. Folhas de até 15cm de comprimento e 14cm de largura, com base arredondada ou cordiforme. Possui flores brancas, e frutos do tipo legume de até 20cm de comprimento e 2cm de largura, reto.

INDICAÇÃO: Chá de Pata de vaca - Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarreias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PATCHOULI - Pogostemon patchouly – Pellet

PARTES USADAS: Parte aérea
DESCRIÇÃO: Patchuli (também designado como patchouly, patchouli pachouli, patechuli, pachuli e patexulí) é o nome dado tanto às plantas quanto ao óleo essencial obtido das folhas dessas plantas. Geralmente, refere-se à planta Pogostemon cablin, muito cultivada na Indonésia e ao Pogostemon heyneanus ou Pogostemon patchouly que se refere ao Patchuli de Java. As outras plantas do mesmo gênero botânico não são adequadas à produção do óleo essencial. O odor do patchuli é forte e, mesmo, considerado agressivo por algumas pessoas. Tem sido utilizado, durante séculos, em perfumaria. É nativo nas Índias Orientais e Ocidentais. O nome provém da língua Tamil patchai (verde) e ellai (folha). São atribuídas várias propriedades benéficas tanto à planta quanto ao seu óleo essencial, principalmente por parte dos adeptos de medicina alternativa e ervanários. O seu aroma é considerado relaxante por diversas pessoas.

INDICAÇÃO: Dores de cabeça, tranquilizante, sedativo, hipotensor e afrodisíaco.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


PAU FERRO - Caesalpinia ferrea – Martins

PARTES USADAS: Bagas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Caesalpinia ferrea Martius é conhecida como pau-ferro ou jucá. Ocorre abundantemente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste (principalmente Ceará e Alagoas).

INDICAÇÃO: Chá de Pau-ferro - É utilizado popularmente para diabetes, diminuindo o volume da urina e sede, como antiinflamatória; para  afecção catarral, amídalas, cólica intestinal, disenteria, garganta, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse, hemorróidas, problemas cardíacos, como expectorante, febrífuga, fraqueza geral e afecções pulmonares.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PAU PEREIRA - Geissospermum laevis – Miers

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O Geissospermum laevis – Miers conhecido no sudeste brasileiro como Pau-pereira –, é uma planta de casca amarga utilizada na medicina popular como febrífuga, tônica e hepatoprotetora. O Geissospermum laeve (Vellozo) Baillon é rico em alcaloides dos quais a geissospermina é a mais abundante. Também foram identificados a geissoschizina e a geissoschizolina (pereirina} como majoritários.

INDICAÇÃO: Chá de Pau Pereira - Um bom tônico e poderoso remédio para debelar as febres intermitentes, digestões difíceis, inapetência, dores de estômago, tonturas e prisão de ventre.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PAU TENENTE (QUÁSSIA) - Quassia amara - L.

PARTES USADAS: Lenho

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Planta arbustiva, ereta, pouco ramificada, castanho-acinzentado, folhas alternas, compostas, imparipenadas, de ráque alado e folíolos elíptico-agudos, flores tubercosas, vermelhas, em racemos terminais. Comum na América Tropical.  Os princípios ativos são: quassina, pectina e taninos.

INDICAÇÃO: Chá de Pau Tenente - Fortalecedor hepático, aparelho digestivo, cólica hepáticas, debilidade em geral, diarréia, dietas de emagrecimento, distúrbios gastrintestinais, infecções (com febre), má digestão (pela diminuição da secreção gástrica), parasitas intestinais, aumenta secreção gastrintestinal, tônico, aperiente, constipação e anemia.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PEDRA UME CAÁ - Myrcia sphaerocarpa - D.C.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Pedra Ume Caa da família da Myrtaceae, com mais de 150 espécies de Myrcia, é um arbusto de tamanho médio que cresce em regiões mais secas do Amazonas e em outras partes do Brasil.     Dr. Cruz, um médico brasileiro, apelidou a planta de "insulina vegetal" em 1965.

INDICAÇÃO: Chá de Pedra Ume Caá - Empregado no tratamento do diabetes colesterol, aftas, diarréia, dieta para emagrecimento, enterite, problemas renais, hemorróidas, inflamação de útero e ovário.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PFÁFFIA - Pfaffia spp (GINSENG BRASILEIRO)

PARTES USADAS: Raiz

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Pfaffia é um arbusto que pode atingir até dois metros de altura e se caracteriza por um rápido crescimento, tem ramos longos e pouco lignificados, uma floração intensa de pequenas flores brancas levemente amareladas. Sua raiz, que é a porção medicinal, é pivotante, chegando a ter de trinta a quarenta centímetros de comprimento. Se o solo for mais arenoso, o que é mais indicado para esta planta, sua raiz será única e mais valorizada.

INDICAÇÃO: Chá de Pfaffia - Energético físico e mental, diabetes, icterícia, anemia, artrites, fadiga crônica, hipertensão, impotência, arteriosclerose, colesterol, coração, depressão, fraqueza, estimulante sexual, mal de Parkinson, estresse, problemas de circulação, sistema imunológico, rejuvenescimento, reumatismo, tranquilizante, tremores, envelhecimento precoce e menopausa.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 



PICÃO - Bidens pilosa - L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Espécie encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais, comumente invasora em cultivos. Considerada um inço entre hortaliças. Suas sementes se agarram, se você passar por entre pés de picão.

INDICAÇÃO: Chá de Picão - Alergias, amidalites, antisséptico bucal, asma, boca amarga, bronquite, catarros, colesterol, gastrenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções do estômago e rins, infecções urinária e vaginal, intoxicação alimentar, pâncreas, úlceras gastroduodenais.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

*Banhos mornos de picão-preto são ótimos para aliviar assaduras e irritações provocadas por picadas de insetos. Basta preparar um chá bem forte, deixar esfriar um pouco e banhar o local afetado. 

PICHURI GRAÚDO - Nectandra pichury-major Nees.

PARTES USADAS: Sementes
DESCRIÇÃO: Sinônimos botânicos: Nectandra pichury-major Peckolt, Nectandra puchury-major (Mart.) Nees & C. Martius ex Nees.    Outros nomes populares: pichurim, pixuri. Propriedades medicinais: estimulante, tônico.
INDICAÇÃO: Chá de Pichuri é estimulante, carminativo, antiespasmódica, flatulência, diarréia.
COMO FAZER: 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
COMO BEBER: Tomar 1 a 2 xícaras ao dia.

PITANGA - Eugenia uniflora L.

PARTES USADAS: Folhas

DESCRIÇÃO: A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha), era conhecido pelos índios tupis-guaranis pelo nome de Pitanga. A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança de 2m a 4m de altura, mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6m, quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras, quando formadas, exalam aroma forte e característico.

INDICAÇÃO: Chá de Pitanga - Afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarréia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

POEJO - Mentha pulegium - L.

PARTES USADAS: Talos e folhas

DESCRIÇÃO: O Poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do gênero Mentha. Da família das Lamiaceae (labiadas), esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas, relaxantes e até como emenagogas, quando tomada em infusão.

INDICAÇÃO: Chá de Poejo - Expectorante, gripes, resfriados, tosse crônica, asma, diarréia, enjoo, acidez e ardor no estômago.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

PORANGABA - Cordia ecalyculata Vell.

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Porangaba - Cordia ecalyculata, (Pholiamagra) um arbusto ou árvore pequena, da família das boragináceas, de folhas lanceoladas, flores brancas, campanuladas, e drupas vermelhas, globosas, semelhantes às do café.   Além de bugrinho, pode ser chamada ainda de café-de-bugre, chá-de-bugre, chá-de-negro-mina, claraíba, laranja-aperu, laranja-do-mato, laranjeira-do-mato, limão-do-mato, limoeiro-do-mato.  comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

INDICAÇÃO: Diurético, febrífugo, estimulante, circulatório, depurativas, antirreumáticas, tônicas e sudoríficas. Muito utilizada em regime de emagrecimento.

COMO FAZER: Coloque 4 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia
Produtos naturais e emagrecimento
Tribuna do Norte

Dr. Jorge Boucinhas - médico e professor da UFRN

Um novo fitoterápico, de marca registrada PHOLIAMAGRA®, promete emagrecer, sem provocar quaisquer efeitos colaterais, agindo direto nas células de gordura do abdome. Além disso, atuaria ainda como energético, estimulante da circulação e evitaria o depósito de gordura nas artérias.

O princípio ativo é obtido de uma planta sul-americana (predominantemente brasileira) da Família botânica Boraginaceae, que chega a 8-10 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, crescendo principalmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. É, hoje em dia, bastante conhecida nos Estados Unidos e Europa, que padronizaram o extrato 20:1 super-concentrado.

Sua fama no mundo como uma forma natural e saudável de tratamento anti-obesidade atravessa as fronteiras, em franca competição contra produtos sintéticos. É conhecida pelo povo como Porangaba (ou, ainda, como chá de bugre, café do mato, claraíba, café de bugre, chá de frade, chá de negro mina, laranjeira do mato, rabugem) e tem nome científico de  Cordia ecalyculata.
PholiaMagra
Arbusto grande ou árvore pequena, chegando a medir até 6 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro. Possui casca pardo-vermelho-escura, pouco espessa e com numerosas fendas pequenas. As folhas são alternas, lanceoladas, glabras, luzidias, verde-escuras na página superior e um pouco ásperas na página inferior. As flores são brancas, campanuladas, dispostas em corimbos. O fruto é uma drupa globosa, vermelha, com a aparência do café. É bastante ornamental e de rápido crescimento.
No Brasil são encontrado nos estados de Minas Gerais, Baia, Acre e Goiás. É encontrado também na Argentina e no Paraguai.

Nome Científico: Cordia ecalyculata Vell. Sinonímia: Cordia salicifolia Cham.; Cordia digynia Vell.; Cordia leptocaula Fresen.; Cordia glaziovii Taub.

Nome Popular: Chá de Bugre, Porangaba, Claraíba, Café-de-bugre, Louro-salgueiro e Louro-mole, no Brasil; Araticú-guassú, na Argentina.

Observação: Segundo M. Pio Côrrea (Dicionário de Plantas Úteis do Brasil), tanto a espécie Casearia sylvestris Swartz, quanto à espécie Cordia salicifolia Cham. (sinonímia: Cordia eucalyculata Vell.), são conhecidas no Brasil por Chá de Bugre. Desta forma, surgiram confusões, principalmente com o aparecimento de produtos feitos de Porangaba, outra sinonímia popular da espécie Cordia eucalyculata Vell.
Assim, para evitar esta confusão, optou-se por chamar de “Guaçatonga” a espécie Casearia sylvestris Swartz e a espécie Cordia eucalyculata Vell. de “Chá-de-bugre” (também conhecida por Porangaba).

Família Botânica: Boraginaceae.

Parte Utilizada: Folha. 

Princípios Ativos: Alantoína, Cafeína e Potássio.

Indicações e Ações Farmacológicas: O Chá de Bugre, por ser diurético, é utilizado para
 
reduzir o peso e como supressor do apetite. Acredita-se também que ajude a reduzir a celulite. Em 1990, no Japão, cientistas demonstraram que 2,5 mcg/ml de extrato fluido da folha reduziram a capacidade de penetração do vírus da Herpes do tipo 1. Em 1997, pesquisas com coelhos e porcos da Guinea, indicaram propriedades cardiotônicas com a administração das folhas do Chá de Bugre.

Toxicidade/Contra-indicações: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Referências Bibliográficas:

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• Internet:
www.rain-tree.com/chadebugre, site que cita as seguintes referências:
1. 
Bernardes, Antônio, A Pocket Book of Brazilian Herbs, Editora e Arta Ltda,
1984.
2. Hayashi K., et al., Antiviral activity of na extract of Cordia salicifolia on herpes simplex virus type 1. Planta Med, 56:5 Oct, 439-43.
3. Matsunaga, K. et al., Excitatory and inhibitory effects of paraguayan medicinal plants Equisetum gigateum, Acanthpspermum australe, Allophylus edlis and Cordia salicifolia on contraction of rabbit aorta and guinea-pig left atrium. 
Natural Medicines, 51, 478-481 (1997).

Fonte: http://ervaseinsumos.blogspot.com/2009/03/cha-de-bugre.html



PSYLLIUM - Plantago psyllium - L.

PARTES USADAS: Semente (pó) 

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Índia

DESCRIÇÃO:
 O Psyllium, cujo nome científico é Plantago psyllium L., pertence à família Plantaginaceae. O psyllium é uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo. Seu nome deriva do grego psylla (pulga), referindo-se a semelhança de suas sementes com este inseto. O seu uso foi popularizado com o advento dos árabes e persas na Índia e começou a ser utilizada pelos europeus no início do século XIX. Com exceção da casca da semente, onde se encontra grande quantidade de fibras, as demais partes não tem uso medicinal.

INDICAÇÃO: O Psyllium age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. É indicado em casos de constipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senelidade. Também em colites e diverticulites. O Psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como se liga a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal. Usos gerais: para constipação crônica, hemorróidas, convalescência, senilidade, pós-operatório, e como laxante.

COMO FAZER / BEBER: Muitos médicos recomendam tomar 5 gramas (1 colher de chá) de Psyllium com água ou suco, uma ou duas vezes por dia.
O psyllium somado à dieta de redução de gorduras baixa o colesterol 

NEW YORK – O psyllium, um tipo de fibra encontrado em muitos cereais de café da manhã e laxantes de volume, parece aumentar os efeitos de redução no colesterol de dietas pobres em gorduras, de acordo com a análise de oito estudos separados conduzidos anteriormente.

Comparados com a dieta pobre em gorduras somente, uma dieta pobre em gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol que inclui a fibra solúvel psyllium pode reduzir os níveis de colesterol total em um adicional de 4%, e o colesterol LDL (o colesterol ‘ruim’) em um adicional de 7%, descobriram os pesquisadores. A fibra não afeta os níveis do colesterol HDL (ou colesterol ‘bom’).

"A ingestão regular de psyllium diminui o colesterol sérico em pelo menos 4%, o que reduz o risco estimado (de doença cardíaca) em 8 a 12%," explica o líder dos autores James W. Anderson do Centro Médico dos Veteranos e da Universidade de Kentucky em Lexington, em entrevista à Reuters Health.

O Psyllium husk é um tipo de fibra solúvel. Algumas fibras solúveis, que incluem as da aveia e cevada, têm sido demonstradas como capazes de reduzir os níveis de colesterol quando consumidas como parte de uma dieta pobre em gorduras. Contudo, os efeitos redutores do colesterol e a segurança do psyllium não foram ainda completamente avaliados.

Os autores revisaram dados de oito estudos, nos quais homens e mulheres com colesterol leve ou moderadamente altos consumiram 10.2 gramas de psyllium ou um placebo (inativo) diariamente por pelo menos 8 semanas. Todos os indivíduos dos estudos também seguiam dietas pobres em gorduras, de acordo com o artigo na edição de fevereiro do American Journal of Clinical Nutrition.

"O psyllium é seguro, bem aceito, e representa um adjunto útil às dietas pobres em gorduras para indivíduos que apresentam hipercolesterolemia leve a moderada," concluem Anderson e colaboradores.

O estudo foi financiado pela The Proctor & Gamble Company de Cincinnati, Ohio, um fabricante de produtos de consumo incluindo cereais que contém psyllium.

FONTE: American Journal of Clinical Nutrition 2000;71:401-402, 472-479.
Publicado em Bibliomed Saúde em 18/02/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

PULMONÁRIA - Pulmonaria officinalis - L.

PARTES USADAS: FolhasDESCRIÇÃO: Pulmonaria officinalis é uma planta herbácea perene com rizoma subterrâneo e um tufo de caules angulosos, apresentando folhas alternas e rugosas ao tato. Na extremidade de cada caule, forma-se uma haste escorpioide de flores primeiro rosadas, ficando azuladas após a fecundação. Os frutos são tetraquênios. É uma espécie europeia que cresce nos bosques claros. Sempre foi usada para tratamento dos pulmões e especialmente da tuberculose, como testemunha o seu nome genérico: Pulmonária.

INDICAÇÃO: Por seu conteúdo de saponinas, possui ação expectorante, balsâmica, diurética e sudorífica. A Pulmonária é uma planta remineralizante por sua grande riqueza em sais minerais e sobretudo, o silício que favorece a cicatrização das lesões ósseas, aumenta a resistência de tecido conjuntivo e aumenta a atividade leucocitária frente às infecções. Assim é indicada para afecções pulmonares, pneumonia, tuberculose e enfisema pulmonar.

COMO FAZER: Coloque 2 colher de sopa de erva para meio litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia



MACA - Lepidium meyenii – Walp
PARTES USADAS: Raiz (Pó)

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Peru

DESCRIÇÃO:
 A planta é de fato surpreendente: desenvolvem-se entre 4 e 5 mil metros de altitude, nos Andes Centrais do Peru, com temperaturas que oscilam entre 20 graus positivos e 25 graus negativos, de acordo com o período do dia e a época do ano. Seus nomes populares: "Ginseng dos Andes" e "Viagra dos Incas" dão boas indicações de suas qualidades. A MACA é comparada com o ginseng, porque apresenta as mesmas propriedades estimulantes do organismo e do desempenho de várias funções. Vários estudos indicam que ela também é indicada para tratamentos hormonais: ao que tudo parece, a planta apresenta determinadas moléculas que possuem a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem quanto da mulher.

INDICAÇÃO: Energético físico e mental, revitalizante, terapia de reposição hormonal, astenia, fadiga, desânimo, estresse e desinteresse sexual. Afrodisíaco, aumenta a libido no homem e na mulher, a vitalidade sexual e a fertilidade e  ajuda contra os efeitos da menopausa.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de chá do (pó Maca) em um copo d'água e dissolva o produto.

COMO BEBER: 2 a 3 Vezes ao dia. 

MACA - Planta andina demonstra ser um valioso auxiliar no tratamento da disfunção erétil.

INTRODUÇÃO:
Os relatos sobre o uso dessa planta, cuja designação científica é Lepidium meyenii, já vem de longa data. Os primeiros registros remontam à colonização espanhola nos Andes, mais especificamente no Peru, quando os espanhóis aprenderam com os Incas sobre as propriedades medicinais das raízes da MACA.
A resistência da espécie é surpreendente, mesmo nas condições climáticas especiais das altitudes andinas. Aliás, a pouca difusão do fitoterápico após a descoberta dos espanhóis foi ocasionada pelas dificuldades de aclimatação da planta.

PESQUISA CIENTÍFICA:

Entre os principais trabalhos realizados para esclarecer e confirmar os efeitos já descritos anteriormente pelo uso medicinal do Lepidium meyenii, está o de Zheng & cols., publicado na Revista "Urology" - 55, 598-602, no mês de abril do corrente ano, cujo resumo apresentou:

OBJETIVO: determinar o efeito da administração oral de extratos purificados do Lepidium meyenii (M-01 e M-02) sobre o número de cópulas e acasalamento em camundongos, sobre a latência de ereção e sobre ratos com disfunção erétil induzida.
METODOLOGIA: camundongos e ratos foram divididos randomizadamente em diversos grupos experimentais e um grupo controle. M-01 e M-02 foram administrados por via oral durante 22 dias. Após esse período 2 camundongos fêmeas foram colocados em contato com 1 macho. O número de cópulas a cada 3 horas foi anotado. Após o primeiro dia de acasalamento com as fêmeas virgens, cada macho foi colocado em contato com 5 fêmeas já acasaladas previamente, somente durante a noite. O número de fêmeas com esperma foi anotado. A LPE (período de latência para ereção) foi medida nos ratos com disfunção erétil, a partir da aplicação de um pulso elétrico de 20V na enervação peniana.

RESULTADOS:
A) Número de Cópulas:
*Camundongos normais controle: 16,33 por 3 horas.
*Camundongos normais com M-01: 46,67 por 3 horas.
*Camundongos normais com M-02: 67,01 por 3 horas.

B) Número de inseminações por grupo:
*Camundongos fêmeas em contato com machos controle: 0,6 ± 0,7
*Camundongos fêmeas em contato com machos do grupo M-01: 1,5 ± 0,5

C) Período de Latência para Ereção:
*Ratos machos com disfunção erétil controle: 112 ± 13 segundos.
*Ratos machos com disfunção erétil no grupo M-01: 54 ± 12 segundos.
*Ratos machos com disfunção erétil no grupo M-02: 41 ± 13 segundos.

VALOR NUTRICIONAL:
*Carbohidratos 59,0%
*Proteínas 10,2%
*Fibras 8,5%
*Lipídios 2,2%
*Compostos ativos: isotiocianato de p-metoxibenzila, macamida, taninos e saponinas.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos
 

MACELA - Achyrocline satureoides - D.C

PARTES USADAS: Flores

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Planta arbustiva, de médio porte, pode chegar até a 1,5m de altura. Suas folhas, de coloração verde clara, um tanto quanto prateada, são estreitas, lanceoladas, com presença de muitos pelos, o que as deixa com uma sensação gostosa ao tato, lembrando um pouco um veludo. As flores são de coloração amarelo bem claro e aparecem nas pontas dos ramos. Lembram um pouco as flores sempre-vivas, pois possuem pouca água na sua composição e, quando secas, ficam com a mesma aparência das flores frescas.

INDICAÇÃO: Chá de Macela => Disfunções gástricas e digestivas, diarréia, fígado, pâncreas, colite, vesícula, inapetência, disenterias, distúrbios menstruais, enjoos, náuseas, vômitos, sedativo, analgésico.
* Auxilia na diminuição do colesterol e até mesmo da agregação plaquetária.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia.

MALVA - Sida Cordifolia l.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Sida cordifolia L. é uma espécie arbórea, perene, pertencente à família Malvaceae, conhecida vulgarmente
como malva-branca, guanxuma-branco ou guanxuma. Nativa da América tropical, atualmente existente em regiões de
clima tropical e subtropical e no Brasil ocorre em todos os estados. Caracterizada como uma planta nociva e infestante em
pastagens e culturas diversas, o caule e ramos produzem fibras resistentes que podem ser usadas industrialmente para
cordoaria e aniagem.

INDICAÇÃO:  Chá de Malva - Tosse, Analgésico, irritação da garganta, expectorante, inflamação das vias respiratórias, bronquite asmática e congestão nasal.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MAMICA DE CADELA - Brosimum gaudichaudii Trécul

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil
DESCRIÇÃO
: mamica-de-cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mama-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará),  é espécie comum nos cerrados, com grande valor na medicina popular e na indústria de medicamentos. E um arbusto lactescente e de pequeno porte. Tem frutos amarelo-alaranjados, semelhante às mamas de uma cadela, com cerca de dois centímetros de diâmetro.

INDICAÇÃO: Chá de Mamica de Cadela => Bronquites, discromia, gripes, má-circulação do sangue, vitiligo, manchas, úlcera gástrica, resfriados.

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

MANGABA - Hancornia speciosa. (Mangabeira)

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Família Apocynaceae, mesma da alamanda, velame-branco, tiborna e guatambu. Árvore de ocorrência nos estados do Cerrado, Caatinga e litoral nordestino, podendo alcançar até 10 metros de altura, com tronco áspero, ramos lisos, avermelhados. A palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer.

INDICAÇÃO: Chá de mangabeira é indicado para controle de diabetes, colesterol e hipertensão

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água. (cascas)
Deixe cozinhar por 8 - 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode se beber gelado

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

MANGABA FOLHAS - Hancornia speciosa. (Mangabeira)

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Família Apocynaceae, mesma da alamanda, velame-branco, tiborna e guatambu. Árvore de ocorrência nos estados do Cerrado, Caatinga e litoral nordestino, podendo alcançar até 10 metros de altura, com tronco áspero, ramos lisos, avermelhados. A palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer.

INDICAÇÃO: Chá de mangabeira é indicado para controle de diabetes, colesterol e hipertensão

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para meio litro de água. (folhas) quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco. “Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais. O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos. No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje. Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos. As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta. O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada. “O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG. O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano. “Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

MANJERICÃO - Ocimum basilicum - L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 

DESCRIÇÃO:
 O Manjericão (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também chamado de alfavaca e de manjericão de folha-larga, é bastante apreciado como planta ornamental devido às suas flores. Recomenda-se retirar as primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.

INDICAÇÃO: Chá de Manjericão - Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MANJERONA - Origanum majorana - L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 

DESCRIÇÃO:
 Esta é mais uma das plantas com que as pessoas fazem a maior confusão. Muitos até falam em seu nome, mas poucos conhecem realmente a Manjerona, principalmente a planta viva. Provavelmente pela semelhança entre os nomes de Manjericão e Manjerona e pela semelhança entre as plantas de Orégano e Manjerona, essa acabou perdendo praticamente a sua identidade para os brasileiros. Planta rasteira, que atinge 20 a 30 cm de altura, com folhas pequenas e aveludadas, de coloração prateada, muito aromática, parecendo até mesmo um perfume francês. Mas existem algumas variedades, principalmente as selvagens, que podem atingir até 1 metro de altura. Nos países de clima quente, esta plantinha pode ser perene, mas em climas frios ela tem de ser semeada anualmente, pois não resiste ao frio intenso. Para os gregos antigos era considerada símbolo da felicidade, tanto é que o significado do termo origanum em grego é felicidade das montanhas. Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a Manjerona, também conhecida como Amáraco. Originária do nordeste da África e do Oriente Médio até a Índia, a Manjerona (Origanum majorana L.; Majorana hortensis M.) é uma planta herbácea da família das Labiadas - a mesma da hortelã, melissa, orégano, tomilho, alecrim e manjericão. Acredita-se que a Manjerona foi introduzida no Ocidente durante a Idade Média, possivelmente pelas Cruzadas. Popularmente, a Manjerona também é conhecida como Manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis e amáraco. Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal.

INDICAÇÃO: Chá de Manjerona - Estomacal, expectorante, analgésicas, cólicas, gases, asma, bronquite, debilidade dos nervos, dilatação do estômago, dor reumática, espasmo, histerismo, resfriado e tosse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MÃO DE DEUS - Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray

PARTES USADAS: Parte aérea

DESCRIÇÃO: A planta Tithonia diversifolia (Hemsl) Gray é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae, e originária da América Central. É encontrada em diversos países da Ásia, África e América do Sul, onde recebe diversos nomes, conhecida popularmente como margaridão, minigirassol ou mão de Deus.

INDICAÇÃO: O Chá de Mão de Deus - Tem sido utilizada popularmente para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos. (Álcool, Fumo) e também diabetes, dor de cabeça, diarreias, febre, hepatite, malária e ascaridíase.

COMO FAZER: 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 4 - 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode se beber gelado

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

MARACUJÁ - Passiflora alata Dryander

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Passiflora alata Dryander é uma das espécies de Maracujá mais populares da América do Sul, não só pelos frutos, mas também pelo uso na medicina tradicional, devido às diversas propriedades naturais.  É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras, são partidas, com bordos serrilhados.

INDICAÇÃO: Chá de Maracujá - Calmante, ansiedade, angustia, insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MARAPUAMA - Ptychopetalum olacoides - Ben.

PARTES USADAS: Lenho 

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Arbusto comum no norte do Brasil. Flores brancas de perfume penetrante.

INDICAÇÃO: O chá de Marapuama (Muirapuama) é um tônico neuromuscular, combate à impotência sexual é excitante e afrodisíaco, atua contra a debilidade, gripes, artrose, depressão e fraqueza.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa (lenho/casca) para um litro de água.  Deixe cozinhar por 4 ou 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode-se beber gelado .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MELÃO-DE-SÃO CAETANO - Momordica charantia- L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O Melão-de-São-Caetano (Momordica charantia L.), da família Cucurbitaceae, é uma espécie pantropical, trepadeira, originária provavelmente do leste indiano e sul da China, monóica, raramente hermafrodita com flores amarelas solitárias nas axilas das folhas. No Brasil, o tipo selvagem é uma planta daninha
bastante frequente em pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. São atribuídas à planta diversas propriedades terapêuticas .

INDICAÇÃO: Chá de Melão-de-São-Caetano => diabetes, diarréia, resolutiva, febrífugo, cólicas abdominais, colite, menstruações difíceis, problemas gástricos, resfriado e reumatismo.
USO EXTERNO: Eczemas, ferimentos, furúnculos, tumores e piolhos.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MELISSA - Lippia geminata- H.B.K.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 "A lípia que contém citral como item majoritário entre os princípios ativos possui o aroma característico da erva-cidreira e é indicada para os mesmos fins”, explica o pesquisador científico Carlos Colombo, do Instituto Agronômico de Campinas.

INDICAÇÃO: Chá de Melissa => Digestivo, calmante, combate dor de cabeça e enxaquecas, gases intestinais e cólicas intestinais. Facilita a menstruação e a gravidez, catarro, dores musculares, dores reumáticas, estômago, flatulência, insônia, laringite, náusea, recuperação pós-parto e resfriado.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MELISSA OFFICINALIS - Melissa officinalis - L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Alemanha 


DESCRIÇÃO:
 Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas atraem especialmente as abelhas, como se verifica já no nome do seu gênero botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquênios oblongos, de cor parda e lisos.

INDICAÇÃO: Chá de Melissa => Problemas de nervos, câimbras intestinais, reumatismo, epilepsia, enxaqueca, gastrite crônica, histerismo, má circulação do sangue, palpitação, resfriados, tosses, problemas de estômago, fígado e intestino, celulite, depressão, enjoo, entupimento das mamas, gases, icterícia, insônia, irregularidades menstruais, oleosidade da pele, taquicardia e vesícula.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.  

MENTA - Mentha piperita

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 


DESCRIÇÃO:
 Também conhecida por Hortelã, essa erva é encontrada em todo o país, sendo que sua origem é a Europa meridional.

INDICAÇÃO: Chá de Menta - Limpa o sangue, úlceras, doenças do útero, ovários, nevralgias, inflamação da garganta e faz passar coceiras, atua contra a fadiga, problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, intoxicações gastrintestinais, doenças do fígado, palpitações, enxaqueca, tremores, sinusite, bronquite, asma, dores dentárias e nevralgias da face.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

* Em forma de óleo é usada externamente para diminuir a sensação de dor em casos de nevralgias e dores dentárias. 

MULUNGU - Erythrina velutina

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Espécie decídua. Ocorre em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e na floresta estacional semidecidual da bacia da Paraná. Árvore de 10 a 17 m de altura com tronco retilíneo, revestido por casca grossa, com fissuras longitudinais, ramos aculeados, com acúleos triangulares, compressos. Folhas compostas, trifoliadas, sustentadas por pecíolo de 4 a 10 cm de comprimento; folíolo central quase orbicular, os laterais elíticos-oblongos, glabros, coriáceos, 7 a 10 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura. Inflorescências numerosas, em cacho, muito atraentes, com flores alaranjadas até avermelhadas, abundantes. Fruto tipo legumes, achatado, com sementes de coloração acastanhada, presas a parede do fruto.

INDICAÇÃO: Chá de Mulungu - A casca do caule possui propriedades medicinais contra a tosse e a insônia. Apresenta-se como um hipnótico e sedativo de ação suave, acalma o sistema nervoso, combatendo a histeria. Usado nas dores reumáticas, nas afecções hepáticas, nevralgias crônicas, asma e coqueluche.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MUTAMBA - Guazuma ulmifolia L.

PARTES USADAS: Cascas
DESCRIÇÃO: Mutamba (Guazuma ulmifolia) é uma planta semidecídua, heliófita, pioneira, característica das formações secundárias da floresta latifoliada da bacia do Paraná. Sua distribuição é ampla, porém, irregular e descontínua, ocorrendo também em outras formações vegetais ate altitudes de 800 m. A Mutamba é mais uma das plantas medicinais utilizadas na América do Sul para o tratamento da asma e de problemas do trato respiratório superior.

INDICAÇÃO: Desobstruente do fígado e para asma.
Uso externo: afecções do couro cabeludo e queda de cabelo.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

NÓ DE CACHORRO - Heteropteris aphrodisiaca O.M.

PARTES USADAS: Raízes

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O vegetal Heteropteris aphrodisiaca O. Mach., Malpighiaceae, é conhecido popularmente como “nó-de-cachorro”, um arbusto de 1 a 1,5 m de altura que pode ser encontrado nos cerrados dos estados de Mato Grosso e Goiás. As raízes são irregulares, com rugas e articulações e tem sido amplamente utilizadas na medicina popular como afrodisíaco, estimulante, revigorante, antioxidante, hipocolesterolêmico e nas debilidades nervosas.

INDICAÇÃO: Chá de Nó de cachorro - Estimulante sexual, revigorante físico e mental, energético, problemas de visão, antioxidante, estimulante geral, afrodisíaco, alivia e previne úlceras, com função sistêmica de regulação das funções metabólicas e equilíbrio do organismo, impotência sexual e reumatismo etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

NOGUEIRA - Juglans spp

PARTES USADAS:  Folhas e talos

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Nogueira-comum  é uma árvore que pode medir até 25 metros, da família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia, cuja madeira é de ótima qualidade. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia, possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo. Suas folhas contêm um óleo aromático, além de possuir flores em amentos e frutos drupáceos, conhecidos como nozes são muito resistentes.

INDICAÇÃO: O Chá de Nogueira - Trata o útero, bexigas, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarréia, fraqueza orgânica, gota, hemorróidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração.

USO EXTERNO: É um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

NOZ DE COLA - Cola nitida – Ventenat

PARTES USADAS: Sementes (PÓ) 

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: A Noz de cola é o fruto das plantas pertencentes ao gênero Cole da subfamília Sterculioideae (Malvales). As variedades mais comuns são obtidas de várias árvores do oeste da África ou da Indonésia, como Cola nitida ou Cola vera e a Cola acuminata. O grupo contém um total de 125 espécies.
Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a Noz-de-cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes, é usada cerimonialmente ou dada para convidados. Também é chamada pelos nomes de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi, orobó e orobô.

INDICAÇÃO: As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarreica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, sobretudo nas perturbações funcionais do coração, debilidade física, mental e sexual, e como estimulante, para casos de melancolia e depressão.

COMO FAZER/BEBER: Uma colher de chá de pó misturada com café, chá, ou chocolate quente, dá um pouco mais de vitalidade. Para um verdadeiro impulso energético, tomar 2 colheres de chá. 

NOZ MOSCADA - Myristica fragrans - Hout.

PARTES USADAS: Sementes

DESCRIÇÃO: A moscadeira, nome dado à árvore que produz a Noz-moscada, pode chegar até a 20 metros de altura, com folhas de verde-escuro intenso. O fruto é de cor amarelado ou às vezes avermelhado, parecendo um damasco no seu formato. Quando amadurece, esse se abre, mostrando uma semente revestida por umas fibras, formando uma rede de cor avermelhada, conhecida como macis. Esta semente dura é a própria noz-moscada, e este macis é empregado também como especiaria, principalmente para a produção de licor.

INDICAÇÃO: Chá de Noz Moscada - Arrotos, asma, cólica intestinal e estômago, dores reumáticas, estimulante cerebral, estimulante, adstringente, inflamações, flatulência, fortificante, fraqueza do estômago, soluço e trato gastrointestinal.

COMO FAZER: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água, quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Obs.: Em grandes quantidades, é alucinógeno.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara ao dia.

OLIVEIRA - Olea europaea L.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Espanha 

DESCRIÇÃO:
 A Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
        A civilização minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 A.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minoicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
        Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina (ou para alguns Israel) nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

INDICAÇÃO:  O chá das Folhas de Oliveira tem sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 3 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.

Chá de folha de oliveira ajuda a eliminar até seis quilos em um mês.


Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.


OLIVEIRA - Pó Olea europaea L.

PARTES USADAS: Folhas em pó

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Espanha 

DESCRIÇÃO:
 A Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
        A civilização minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 A.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minoicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
       Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina (ou para alguns Israel) nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

INDICAÇÃO:  O chá das Folhas de Oliveira tem sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 1 colher/chá de erva para um copo de água, mexer bem e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 copos ao dia.

Chá de folha de oliveira ajuda a eliminar até seis quilos em um mês.


Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

PARIETARIA - Parietaria officinalis L.

PARTES USADAS: Folhas

FAMÍLIA: Urticáceas
NOME VULGAR: Alfavaca de cobra
DESCRIÇÃO: planta vivaz, de 2-6 dm, com os caules pubescentes; glomérulos densos, multifloros, axilares; folhas alternas, inteiras; perianto com 4-5 pétalas subiguais e mais ou menos aderentes.

INDICAÇÃO: Chá de Parietária - Diurético, calmante sobre a pele e as mucosas inflamadas, combate o endurecimento dos tecidos e devolve a flexibilidade e maciez (emoliente), inflamações do aparelho urinário, cistite, uretrite, cálculos renais, Inflamação do rim.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da erva. Desligue o fogo e abafe por dez minutos

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá 3 vezes o dia.

PARIPAROBA - Piper umbellatum - L.

PARTES USADAS: Talo e folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 É um arbusto ereto, de 1,50cm de altura, de ramos angulosos, nodosos, de cor verde clara e glauca; folhas cordiformes ou arredondadas, com 10 cm de extensão por 16 a 18cm de largura, membranosas, glabras, rugosas, luzidias, na face dorsal, salpicadas de pontos translúcidos glandulosos, polinervadas da base para o ápice. Seu pecíolo geralmente longo é sulcado e aveludado, medindo de 5 a 10 cm de extensão. Essas folhas, quando esmagadas, possuem aroma agradável e particular. Sua inflorescência é axilar, em amentilhos que formam espigas dispostas em umbelas, contendo pequenas e numerosas flores; o fruto é uma baga longa, em espigueta. A raiz é de cor parda, lenhosa, tortuosa, aromática quando fresca, possuindo sabor ardente.

INDICAÇÃO: Chá de Pariparoba - Hipotensor, fígado, vesícula, baço, pâncreas, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, tumor, Analgésico.
* Lavar feridas e furúnculos

COMO FAZER: Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 
Um arbusto originário da mata atlântica, tão conhecido da medicina popular, é um novo aliado para a proteção da pele contra os raios solares. Está-se falando da Pariparoba, facilmente encontrada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia e até mesmo na Cidade Universitária, em São Paulo. A planta contém um composto químico capaz de proteger a pele dos efeitos nocivos de raios ultravioleta do tipo UVB. “A pariparoba sempre foi usada para o tratamento de má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras, através da infusão da raiz e da folha.   Percebemos que ela protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, como também da diminuição da elastina e do colágeno”, explica a professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, referindo-se a duas proteínas essenciais para a pele. A planta parece ser útil também
contra a hiperplasia epitelial – o aumento desenfreado do número de células da parte mais externa da pele. 

 

PATA DE VACA - Bauhinia spp

PARTES USADAS: Talos e folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Espécie (Bauhinia spp) nativa do Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, ocorrendo nos bordos das matas. Arbusto ou árvore de até 6m de altura, ramificado, ramos flexuosos, arqueados, curvos. Folhas de até 15cm de comprimento e 14cm de largura, com base arredondada ou cordiforme. Possui flores brancas, e frutos do tipo legume de até 20cm de comprimento e 2cm de largura, reto.

INDICAÇÃO: Chá de Pata de vaca - Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarreias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PATCHOULI - Pogostemon patchouly – Pellet

PARTES USADAS: Parte aérea
DESCRIÇÃO: Patchuli (também designado como patchouly, patchouli pachouli, patechuli, pachuli e patexulí) é o nome dado tanto às plantas quanto ao óleo essencial obtido das folhas dessas plantas. Geralmente, refere-se à planta Pogostemon cablin, muito cultivada na Indonésia e ao Pogostemon heyneanus ou Pogostemon patchouly que se refere ao Patchuli de Java. As outras plantas do mesmo gênero botânico não são adequadas à produção do óleo essencial. O odor do patchuli é forte e, mesmo, considerado agressivo por algumas pessoas. Tem sido utilizado, durante séculos, em perfumaria. É nativo nas Índias Orientais e Ocidentais. O nome provém da língua Tamil patchai (verde) e ellai (folha). São atribuídas várias propriedades benéficas tanto à planta quanto ao seu óleo essencial, principalmente por parte dos adeptos de medicina alternativa e ervanários. O seu aroma é considerado relaxante por diversas pessoas.

INDICAÇÃO: Dores de cabeça, tranquilizante, sedativo, hipotensor e afrodisíaco.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


PAU FERRO - Caesalpinia ferrea – Martins

PARTES USADAS: Bagas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Caesalpinia ferrea Martius é conhecida como pau-ferro ou jucá. Ocorre abundantemente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste (principalmente Ceará e Alagoas).

INDICAÇÃO: Chá de Pau-ferro - É utilizado popularmente para diabetes, diminuindo o volume da urina e sede, como antiinflamatória; para  afecção catarral, amídalas, cólica intestinal, disenteria, garganta, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse, hemorróidas, problemas cardíacos, como expectorante, febrífuga, fraqueza geral e afecções pulmonares.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PAU PEREIRA - Geissospermum laevis – Miers

PARTES USADAS: Cascas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O Geissospermum laevis – Miers conhecido no sudeste brasileiro como Pau-pereira –, é uma planta de casca amarga utilizada na medicina popular como febrífuga, tônica e hepatoprotetora. O Geissospermum laeve (Vellozo) Baillon é rico em alcaloides dos quais a geissospermina é a mais abundante. Também foram identificados a geissoschizina e a geissoschizolina (pereirina} como majoritários.

INDICAÇÃO: Chá de Pau Pereira - Um bom tônico e poderoso remédio para debelar as febres intermitentes, digestões difíceis, inapetência, dores de estômago, tonturas e prisão de ventre.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PAU TENENTE (QUÁSSIA) - Quassia amara - L.

PARTES USADAS: Lenho

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Planta arbustiva, ereta, pouco ramificada, castanho-acinzentado, folhas alternas, compostas, imparipenadas, de ráque alado e folíolos elíptico-agudos, flores tubercosas, vermelhas, em racemos terminais. Comum na América Tropical.  Os princípios ativos são: quassina, pectina e taninos.

INDICAÇÃO: Chá de Pau Tenente - Fortalecedor hepático, aparelho digestivo, cólica hepáticas, debilidade em geral, diarréia, dietas de emagrecimento, distúrbios gastrintestinais, infecções (com febre), má digestão (pela diminuição da secreção gástrica), parasitas intestinais, aumenta secreção gastrintestinal, tônico, aperiente, constipação e anemia.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PEDRA UME CAÁ - Myrcia sphaerocarpa - D.C.

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Pedra Ume Caa da família da Myrtaceae, com mais de 150 espécies de Myrcia, é um arbusto de tamanho médio que cresce em regiões mais secas do Amazonas e em outras partes do Brasil.     Dr. Cruz, um médico brasileiro, apelidou a planta de "insulina vegetal" em 1965.

INDICAÇÃO: Chá de Pedra Ume Caá - Empregado no tratamento do diabetes colesterol, aftas, diarréia, dieta para emagrecimento, enterite, problemas renais, hemorróidas, inflamação de útero e ovário.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

PFÁFFIA - Pfaffia spp (GINSENG BRASILEIRO)

PARTES USADAS: Raiz

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 A Pfaffia é um arbusto que pode atingir até dois metros de altura e se caracteriza por um rápido crescimento, tem ramos longos e pouco lignificados, uma floração intensa de pequenas flores brancas levemente amareladas. Sua raiz, que é a porção medicinal, é pivotante, chegando a ter de trinta a quarenta centímetros de comprimento. Se o solo for mais arenoso, o que é mais indicado para esta planta, sua raiz será única e mais valorizada.

INDICAÇÃO: Chá de Pfaffia - Energético físico e mental, diabetes, icterícia, anemia, artrites, fadiga crônica, hipertensão, impotência, arteriosclerose, colesterol, coração, depressão, fraqueza, estimulante sexual, mal de Parkinson, estresse, problemas de circulação, sistema imunológico, rejuvenescimento, reumatismo, tranquilizante, tremores, envelhecimento precoce e menopausa.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 


PICÃO - Bidens pilosa - L.

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Espécie encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais, comumente invasora em cultivos. Considerada um inço entre hortaliças. Suas sementes se agarram, se você passar por entre pés de picão.

INDICAÇÃO: Chá de Picão - Alergias, amidalites, antisséptico bucal, asma, boca amarga, bronquite, catarros, colesterol, gastrenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções do estômago e rins, infecções urinária e vaginal, intoxicação alimentar, pâncreas, úlceras gastroduodenais.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

*Banhos mornos de picão-preto são ótimos para aliviar assaduras e irritações provocadas por picadas de insetos. Basta preparar um chá bem forte, deixar esfriar um pouco e banhar o local afetado. 

PICHURI GRAÚDO - Nectandra pichury-major Nees.

PARTES USADAS: Sementes
DESCRIÇÃO: Sinônimos botânicos: Nectandra pichury-major Peckolt, Nectandra puchury-major (Mart.) Nees & C. Martius ex Nees.    Outros nomes populares: pichurim, pixuri. Propriedades medicinais: estimulante, tônico.
INDICAÇÃO: Chá de Pichuri é estimulante, carminativo, antiespasmódica, flatulência, diarréia.
COMO FAZER: 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
COMO BEBER: Tomar 1 a 2 xícaras ao dia.

PITANGA - Eugenia uniflora L.

PARTES USADAS: Folhas

DESCRIÇÃO: A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha), era conhecido pelos índios tupis-guaranis pelo nome de Pitanga. A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança de 2m a 4m de altura, mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6m, quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras, quando formadas, exalam aroma forte e característico.

INDICAÇÃO: Chá de Pitanga - Afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarréia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

POEJO - Mentha pulegium - L.

PARTES USADAS: Talos e folhas

DESCRIÇÃO: O Poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do gênero Mentha. Da família das Lamiaceae (labiadas), esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas, relaxantes e até como emenagogas, quando tomada em infusão.

INDICAÇÃO: Chá de Poejo - Expectorante, gripes, resfriados, tosse crônica, asma, diarréia, enjoo, acidez e ardor no estômago.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

PORANGABA - Cordia ecalyculata Vell.

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Porangaba - Cordia ecalyculata, (Pholiamagra) um arbusto ou árvore pequena, da família das boragináceas, de folhas lanceoladas, flores brancas, campanuladas, e drupas vermelhas, globosas, semelhantes às do café.   Além de bugrinho, pode ser chamada ainda de café-de-bugre, chá-de-bugre, chá-de-negro-mina, claraíba, laranja-aperu, laranja-do-mato, laranjeira-do-mato, limão-do-mato, limoeiro-do-mato.  comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

INDICAÇÃO: Diurético, febrífugo, estimulante, circulatório, depurativas, antirreumáticas, tônicas e sudoríficas. Muito utilizada em regime de emagrecimento.

COMO FAZER: Coloque 4 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia
Produtos naturais e emagrecimento
Tribuna do Norte

Dr. Jorge Boucinhas - médico e professor da UFRN

Um novo fitoterápico, de marca registrada PHOLIAMAGRA®, promete emagrecer, sem provocar quaisquer efeitos colaterais, agindo direto nas células de gordura do abdome. Além disso, atuaria ainda como energético, estimulante da circulação e evitaria o depósito de gordura nas artérias.

O princípio ativo é obtido de uma planta sul-americana (predominantemente brasileira) da Família botânica Boraginaceae, que chega a 8-10 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, crescendo principalmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. É, hoje em dia, bastante conhecida nos Estados Unidos e Europa, que padronizaram o extrato 20:1 super-concentrado.

Sua fama no mundo como uma forma natural e saudável de tratamento anti-obesidade atravessa as fronteiras, em franca competição contra produtos sintéticos. É conhecida pelo povo como Porangaba (ou, ainda, como chá de bugre, café do mato, claraíba, café de bugre, chá de frade, chá de negro mina, laranjeira do mato, rabugem) e tem nome científico de  Cordia ecalyculata.
PholiaMagra
Arbusto grande ou árvore pequena, chegando a medir até 6 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro. Possui casca pardo-vermelho-escura, pouco espessa e com numerosas fendas pequenas. As folhas são alternas, lanceoladas, glabras, luzidias, verde-escuras na página superior e um pouco ásperas na página inferior. As flores são brancas, campanuladas, dispostas em corimbos. O fruto é uma drupa globosa, vermelha, com a aparência do café. É bastante ornamental e de rápido crescimento.
No Brasil são encontrado nos estados de Minas Gerais, Baia, Acre e Goiás. É encontrado também na Argentina e no Paraguai.

Nome Científico: Cordia ecalyculata Vell. Sinonímia: Cordia salicifolia Cham.; Cordia digynia Vell.; Cordia leptocaula Fresen.; Cordia glaziovii Taub.

Nome Popular: Chá de Bugre, Porangaba, Claraíba, Café-de-bugre, Louro-salgueiro e Louro-mole, no Brasil; Araticú-guassú, na Argentina.

Observação: Segundo M. Pio Côrrea (Dicionário de Plantas Úteis do Brasil), tanto a espécie Casearia sylvestris Swartz, quanto à espécie Cordia salicifolia Cham. (sinonímia: Cordia eucalyculata Vell.), são conhecidas no Brasil por Chá de Bugre. Desta forma, surgiram confusões, principalmente com o aparecimento de produtos feitos de Porangaba, outra sinonímia popular da espécie Cordia eucalyculata Vell.
Assim, para evitar esta confusão, optou-se por chamar de “Guaçatonga” a espécie Casearia sylvestris Swartz e a espécie Cordia eucalyculata Vell. de “Chá-de-bugre” (também conhecida por Porangaba).

Família Botânica: Boraginaceae.

Parte Utilizada: Folha. 

Princípios Ativos: Alantoína, Cafeína e Potássio.

Indicações e Ações Farmacológicas: O Chá de Bugre, por ser diurético, é utilizado para
 
reduzir o peso e como supressor do apetite. Acredita-se também que ajude a reduzir a celulite. Em 1990, no Japão, cientistas demonstraram que 2,5 mcg/ml de extrato fluido da folha reduziram a capacidade de penetração do vírus da Herpes do tipo 1. Em 1997, pesquisas com coelhos e porcos da Guinea, indicaram propriedades cardiotônicas com a administração das folhas do Chá de Bugre.

Toxicidade/Contra-indicações: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Referências Bibliográficas:

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• Internet:
www.rain-tree.com/chadebugre, site que cita as seguintes referências:
1. 
Bernardes, Antônio, A Pocket Book of Brazilian Herbs, Editora e Arta Ltda,
1984.
2. Hayashi K., et al., Antiviral activity of na extract of Cordia salicifolia on herpes simplex virus type 1. Planta Med, 56:5 Oct, 439-43.
3. Matsunaga, K. et al., Excitatory and inhibitory effects of paraguayan medicinal plants Equisetum gigateum, Acanthpspermum australe, Allophylus edlis and Cordia salicifolia on contraction of rabbit aorta and guinea-pig left atrium. 
Natural Medicines, 51, 478-481 (1997).

Fonte: http://ervaseinsumos.blogspot.com/2009/03/cha-de-bugre.html


PSYLLIUM - Plantago psyllium - L.

PARTES USADAS: Semente (pó) 

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Índia

DESCRIÇÃO:
 O Psyllium, cujo nome científico é Plantago psyllium L., pertence à família Plantaginaceae. O psyllium é uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo. Seu nome deriva do grego psylla (pulga), referindo-se a semelhança de suas sementes com este inseto. O seu uso foi popularizado com o advento dos árabes e persas na Índia e começou a ser utilizada pelos europeus no início do século XIX. Com exceção da casca da semente, onde se encontra grande quantidade de fibras, as demais partes não tem uso medicinal.

INDICAÇÃO: O Psyllium age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. É indicado em casos de constipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senelidade. Também em colites e diverticulites. O Psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como se liga a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal. Usos gerais: para constipação crônica, hemorróidas, convalescência, senilidade, pós-operatório, e como laxante.

COMO FAZER / BEBER: Muitos médicos recomendam tomar 5 gramas (1 colher de chá) de Psyllium com água ou suco, uma ou duas vezes por dia.
O psyllium somado à dieta de redução de gorduras baixa o colesterol 

NEW YORK – O psyllium, um tipo de fibra encontrado em muitos cereais de café da manhã e laxantes de volume, parece aumentar os efeitos de redução no colesterol de dietas pobres em gorduras, de acordo com a análise de oito estudos separados conduzidos anteriormente.

Comparados com a dieta pobre em gorduras somente, uma dieta pobre em gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol que inclui a fibra solúvel psyllium pode reduzir os níveis de colesterol total em um adicional de 4%, e o colesterol LDL (o colesterol ‘ruim’) em um adicional de 7%, descobriram os pesquisadores. A fibra não afeta os níveis do colesterol HDL (ou colesterol ‘bom’).

"A ingestão regular de psyllium diminui o colesterol sérico em pelo menos 4%, o que reduz o risco estimado (de doença cardíaca) em 8 a 12%," explica o líder dos autores James W. Anderson do Centro Médico dos Veteranos e da Universidade de Kentucky em Lexington, em entrevista à Reuters Health.

O Psyllium husk é um tipo de fibra solúvel. Algumas fibras solúveis, que incluem as da aveia e cevada, têm sido demonstradas como capazes de reduzir os níveis de colesterol quando consumidas como parte de uma dieta pobre em gorduras. Contudo, os efeitos redutores do colesterol e a segurança do psyllium não foram ainda completamente avaliados.

Os autores revisaram dados de oito estudos, nos quais homens e mulheres com colesterol leve ou moderadamente altos consumiram 10.2 gramas de psyllium ou um placebo (inativo) diariamente por pelo menos 8 semanas. Todos os indivíduos dos estudos também seguiam dietas pobres em gorduras, de acordo com o artigo na edição de fevereiro do American Journal of Clinical Nutrition.

"O psyllium é seguro, bem aceito, e representa um adjunto útil às dietas pobres em gorduras para indivíduos que apresentam hipercolesterolemia leve a moderada," concluem Anderson e colaboradores.

O estudo foi financiado pela The Proctor & Gamble Company de Cincinnati, Ohio, um fabricante de produtos de consumo incluindo cereais que contém psyllium.

FONTE: American Journal of Clinical Nutrition 2000;71:401-402, 472-479.
Publicado em Bibliomed Saúde em 18/02/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

PULMONÁRIA - Pulmonaria officinalis - L.

PARTES USADAS: Folhas
DESCRIÇÃO: Pulmonaria officinalis é uma planta herbácea perene com rizoma subterrâneo e um tufo de caules angulosos, apresentando folhas alternas e rugosas ao tato. Na extremidade de cada caule, forma-se uma haste escorpioide de flores primeiro rosadas, ficando azuladas após a fecundação. Os frutos são tetraquênios. É uma espécie europeia que cresce nos bosques claros. Sempre foi usada para tratamento dos pulmões e especialmente da tuberculose, como testemunha o seu nome genérico: Pulmonária.

INDICAÇÃO: Por seu conteúdo de saponinas, possui ação expectorante, balsâmica, diurética e sudorífica. A Pulmonária é uma planta remineralizante por sua grande riqueza em sais minerais e sobretudo, o silício que favorece a cicatrização das lesões ósseas, aumenta a resistência de tecido conjuntivo e aumenta a atividade leucocitária frente às infecções. Assim é indicada para afecções pulmonares, pneumonia, tuberculose e enfisema pulmonar.

COMO FAZER: Coloque 2 colher de sopa de erva para meio litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário