sábado, 2 de março de 2013

Halitose

Halitose
Tratamento do Mau Hálito Com Ervas
mau hálito, também conhecido como halitose, se caracteriza pelo cheiro desagradável expelido na respiração ou fala de uma pessoa. O número exato de pessoas com halitose não é conhecida, mas sabe-se que é um problema muito comum.

Um teste simples para descobrir se você possui mau-hálito é lamber o interior do próprio pulso. Após a saliva secar, basta cheirar a parte lambida. Se for detectado um cheiro desagradável, isso é sinal de que a pessoa é susceptível a ter mau hálito. Outra forma simples é a de perguntar ao próprio dentista, que ainda será capaz de aconselhar sobre o tratamento adequado para se tomar.
A maioria dos casos de mau hálito vem de bactérias (germes) ou detritos que se acumulam dentro da boca. Além disso, após uma noite de sono, a maioria das pessoas têm algum grau de mau hálito. Isso é normal e ocorre porque o boca tende a ficar ressecada e estagnar durante a noite. Geralmente desaparece com o decorrer do dia.
O mau hálito (xerostomia) associado com a boca seca é causada por uma redução no mecanismo de limpeza da boca, como resultado da redução do fluxo de saliva. Há muitas causas de uma boca seca. A causa mais comum é após uma noite de sono (como mencionado acima). Outras causas de boca seca incluem: desidratação, efeito colateral de alguns medicamentos (por exemplo, antidepressivos tricíclicos), sintoma de alguma doença, radioterapia na região da cabeça e pescoço.
Produtos químicos nos alimentos podem entrar na circulação sanguínea e, em seguida serem respirados para fora dos pulmões. A maioria das pessoas está familiarizada com o cheiro do alho, alimentos picantes e bebidas alcoólicas na respiração de pessoas que tenham recentemente comido ou bebido estes. Vários outros alimentos e medicamentos podem causar cheiros. Este tipo de mau hálito é temporário e facilmente curado.
Além disso, o cigarro e outros fumos, além de outras causas médicas mais incomuns, causam mau hálito. Veja abaixo algumas ervas que podem ser úteis no combate ao mau hálito.
Alfafa – A raiz pode ser descascada, seca e desfiada (batendo com um martelo por exemplo) para ser utilizada como uma espécie de escova de dentes, vez que a planta possui propriedades para combater a halitose.
Anis-Estrelado – Basta mastiga um pedaço de Anis-Estrelado logo após as refeições para refrescar a respiração.
Cardamomo – Como o Cardamomo refresca a respiração, muitas pessoas mastigam a plantas logo após ingerirem álcool, para esconderem seu estado etílico.
Cravo-da-Índia – Durante a dinastia de Han na China (207 a.C. – 220 d.C.), todas as pessoas que se dirigissem diretamente ao imperador deveriam segurar o Cravo-da-Índia em suas bocas, para não ofendê-lo com suas respirações. É dito que a sucção de dois Cravos da Índia inteiros sem mastigar ou engolir ajuda restringir o desejo para ingerir álcool.
Endro – Deve-se mastigar e engolir as sementes do Endro para refrescar a respiração.
Hortelã – Para livrar-se do mau hálito, aplique uma gota do óleo essencial puro do hortelã-pimenta diretamente na língua. Ele pode refrescar sua respiração de forma rápida e natural. O gargarejo, várias vezes ao dia, deixando o líquido o maior tempo possível na boca de cada vez, também ajuda na cura da halitose.
Mirra – Use o líquido da planta para limpeza bucal para halitose.
Orris- A planta é mastigada para refrescar a respiração.
Sene – Use como líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário