sábado, 2 de março de 2013

Ração Humana


Ração Humana
Ela auxilia no bom funcionamento do intestino. 


Você sabia que ração não é só comida para cachorro ou passarinho? Por mais estranho que possa parecer, podemos encontrar em alguns pontos de vendas de produtos naturais a Ração Humana. O consumo deste complemento alimentar vem aumentando. Muito benéfico para a saúde, este é um alimento que promete. 

 
Mas, o que é a Ração Humana? 
É uma evolução de uma multi- mistura que surgiu nos anos 80, como alternativa para combater a desnutrição infantil e como reforço nutricional. Foi recentemente que esta mistura de ingredientes como cereais e oleaginosas, fonte de fibras, vitaminas antioxidantes e gorduras insaturadas recebeu o nome de Ração Humana.

Dependendo de qual seja sua composição, ela poderá auxiliar na diminuição do apetite, na melhor digestão e no bom funcionamento do intestino. Sua composição varia de acordo com o fabricante hoje em dia, vários nutricionistas indicam também este alimento para reduzir as taxas de colesterol, controlar a glicemia sangüínea, prevenir o envelhecimento precoce, aumentar a resistência, desintoxicar o organismo e ainda prevenir alguns tipos de câncer.

Se o seu objetivo é emagrecer, as Rações Humanas geralmente contêm entre seus ingredientes a linhaça, o farelo de aveia e o farelo de trigo que além de serem boas fontes de fibras, têm o poder de saciedade, e desta maneira podem indiretamente influenciar na perda de peso. Em relação à contra- indicação, a nutricionista, Flávia Morais, do Mundo Verde Franquia, avisa que nenhum alimento é bom ou mal para todas as pessoas.

Podemos ter respostas individuais aos alimentos. Por exemplo, uma pessoa diabética não poderá usar uma ração humana que tenha açúcar mascavo em sua composição. Já pessoas intolerantes ou hipersensíveis ao glúten não podem consumir rações humanas que tenham farelos de trigo ou aveia e gérmen de trigo, assim como pessoas com alergia a oleaginosas não poderão consumir rações humanas com castanhas e amêndoas.

Os ingredientes usados nas formulações são diversos. Entre eles temos: a linhaça, o colágeno, o farelo de trigo, flocos de aveia, o extrato de soja, o açúcar mascavo, a castanha de caju, a amêndoa, o gergelim e o gérmen de trigo.

Com sua variedade de composições podemos ver benefícios específicos para diferentes corpos. Sendo assim, segue uma receita de Farofa Funcional para que você possa experimentar e aproveitar seus benefícios.
Ingredientes: 


50g de Castanha do Brasil – fonte de Selênio, mineral antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e câncer. Fonte também de ômega 3.
50g de Semente de girassol – boa fonte de vitaminas A, E e do complexo B e proteínas.
50g de semente de abóbora torrada - fonte de magnésio e fibras.
50g de Semente de linhaça – É um alimento funcional, fonte de fibras, ômegas 3 e 6 e ligninas. Previne câncer, atenua sintomas de TPM, tem ação antiinflamatória e ajuda a regularizar o funcionamento do intestino.
50g de Germe de trigo – Parte nobre do grão. Fonte de proteínas, gorduras insaturadas e vitaminas antioxidantes.
50g de Farinha de soja – Fonte de proteínas, fibras, ferro e de ISOFLAVONAS. Atenua sintomas de menopausa e é coadjuvante no tratamento de doenças cardíacas.
50g de Gergelim - Pode ser utilizado como alimento ou como condimento, ótima fonte de proteínas, gorduras insaturadas e cálcio.

Preparo:

Passar no processador a castanha do Brasil, a semente de girassol, a semente de abóbora e a semente de linhaça, até que tenha um pó. Adicionar o germe de trigo, a farinha de soja e as sementes de gergelim, misturar.
Guardar em recipiente de vidro opaco, bem fechado e em geladeira por até 7 dias.
Consumir 3 colheres de sobremesa da farofa ao dia. Misturar em iogurtes, frutas, vitaminas, feijão, sopas, ou onde desejar.

Agradecimento: Paula Bueno: Assessora de imprensa - Mundo Verde Franquia Flávia Morais : Nutricionista - CRN4: 2001100385- Mundo Verde Franquia Carolina Fernandes Kishimoto , sócia da loja Mundo verde- Franquia Jardim Sul.

O COMPOSTO QUE TE AJUDA A EMAGRECER
A ração humana nada mais é do que a mistura de linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim e gérmen de trigo.
O recomendado é que se utilize 50 gramas de cada componente para preparar o composto.
Essa mistura, de acordo com a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, é benéfica para o organismo. “É excelente, porque contem uma dose energética proveniente da aveia, trigo e castanha. Além disso, aumenta a resistência orgânica e ajuda a desintoxicar o organismo por conta da qualidade dos componentes”, diz a especialista. O único cuidado que as pessoas devem ter é consumir bastante líquido para não ficar com gazes e mal estar, já que a ração tem muita fibra.
Mas consumir o composto realmente emagrece?
“A ração humana tem poder de ajudar no emagrecimento, mas não faz emagrecer”, esclarece a nutricionista, que completa que para perder peso é necessário combinar diversos fatores, como consciência nutricional e prática de exercícios físicos.
A ração humana auxilia no emagrecimento porque diminui absorção de gordura, mas não adianta incluir o composto no cardápio sem praticar atividade física e fazer uma reeducação alimentar balanceada.
“A ração pode substituir o café da manhã combinado com um iogurte ou leite e fruta, afinal é uma ótima fonte energética. Também pode ser inserida como lanche da tarde”, finaliza a especialista.
OUTRA RECEITA:
Ingredientes:
250 g de fibra de trigo
125 g de leite de soja em pó
125 g de linhaça marrom
100 g de açúcar mascavo
100 g de aveia em flocos
100 g de gergelim com casca
75 g de gérmen de trigo
50 g de gelatina sem sabor comprada em casa de produtos naturais
25 g de guaraná em pó
25 g de levedo de cerveja
25 g de cacau em pó
Modo de fazer:
Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche direitinho e guarde na geladeira. A receita rende 1 kg.
Desenvolvida pela terapeuta natural Liça Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, ambos de Curitiba (PR).
PREPARE E BEBA:
Ingredientes:
250 ml de leite desnatado ou água ou suco de soja comprado pronto do sabor de sua preferência.
2 colheres (sopa) do composto caseiro.
1 fruta (banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca).
Se preferir, utilize uma xícara (chá) de sua fruta preferida.
Modo de fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador, adoce com mel ou melado de cana a gosto e beba.
OPÇÂO PARA O FRIO:
Ingredientes:
250 ml de leite desnatado.
1 colher (chá) de cacau em pó.
2 colheres (sopa) do composto.
1 colher (sobremesa) de mel ou açúcar mascavo.
Modo de fazer:
Coloque o cacau e o composto no leite fervido. Adoce com mel ou açúcar mascavo e mexa.
Observações:
Hipertensos, diabéticos e gestantes não devem utilizar pó de guaraná (estimulante) na receita. Quem pretende substituir o jantar pela bebida também é aconselhada a dispensar esse item.
Meia hora antes de ingerir o composto, beba 1/2 copo de água. O líquido facilita a digestão da fibra contida no suplemento.
Para não comprometer as funções dos nutrientes, ingira a fórmula caseira logo após o preparo.
Bem guardada na geladeira, a ração dura até três mese

Nenhum comentário:

Postar um comentário